Ações afirmativas

Por meio de ações afirmativas e decisões estratégicas, nossa universidade busca oferecer um ambiente igualitário para que os estudantes possam desenvolver a vida acadêmica em toda a sua diversidade. Com a finalidade de promover a democratização do ingresso e da permanência dos estudantes oriundos de escolas públicas, indígenas, quilombolas e estudantes com deficiência, a FURG criou o Programa de Ações Afirmativas através do qual reafirma o compromisso com políticas que contribuam para a redução das desigualdades sociais e econômicas através das ações que seguem.

Processo específico de ingresso na universidade 

Além do ingresso pelo Sistema de Seleção Unificado – Sisu, é disponibilizado aos estudantes indígenas e quilombolas um processo específico com metodologia pedagógica adequada à realidade de suas comunidades. A escolha dos cursos que farão parte do processo seletivo específico visa atender as demandas das comunidades tradicionais, após a conclusão da graduação pelo estudante. Assim, anualmente, a FURG se reúne com as lideranças e os estudantes das comunidades indígenas e quilombolas para realizar, em conjunto, a escolha dos dez cursos que farão parte da seleção.

O processo seletivo específico é divulgado nos canais de comunicação da FURG e nas comunidades tradicionais por meio de parcerias com a FUNAI, prefeituras, Fundação Palmares, dentre outros órgãos. As provas são aplicadas em diferentes cidades do Rio Grande do Sul, para que seja ampliada a oportunidade de acesso à universidade.

Acolhida dos estudantes indígenas e quilombolas 

São realizadas ações, como jogos, almoços e passeios, com o objetivo de integrar os estudantes ingressantes com os veteranos e apresentar a universidade e principais lugares da cidade. Além disso, a FURG oferece a Casa do Estudante Indígena como estratégia para facilitar a prática dos usos e costumes da etnia e reforçar o sentido de coletividade.

Acompanhamento com tutores aos estudantes indígenas e quilombolas

Os estudantes indígenas e quilombolas possuem um professor tutor, responsável pelo acompanhamento de seu desenvolvimento acadêmico e contam com o apoio de um bolsista de apoio pedagógico, que os auxilia na organização dos estudos e intermedia a inserção nos diversos espaços da universidade.

Assistência Básica

É assegurada a concessão de auxílios e benefícios aos estudantes indígenas e quilombolas, como acesso garantido à Casa do Estudante Universitário, alimentação no Restaurante Universitário, auxílio transporte e auxílio infância para estudantes com filhos.

Acompanhamento social, pedagógico e psicológico

Considerando as especificidades relacionadas a aspectos culturais e sociais dos estudantes, são disponibilizados atendimentos com equipe multiprofissional.

Assistência para os Estudantes com Deficiência

A partir das demandas originadas com o ingresso de pessoas com deficiência, a FURG implementou o Programa de Apoio aos Estudantes com Necessidades Específicas. Ele é destinado às pessoas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. É disponibilizado o acompanhamento por bolsistas e é avaliada a concessão dos auxílios alimentação, moradia, infância e transporte para promover a participação plena e efetiva dos estudantes com deficiência na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas.

Para mais informações, contate a Coordenação de Ações Afirmativas da PRAE pelo telefone (53) 3237-3033.

Contate a Prae

Campo obrigatório

Campo obrigatório

Campo obrigatório

Campo obrigatório