Coordenação do Arquivo Geral da FURG inicia processo eliminação de documentos

Conforme publicado no Diário Oficial da União no dia 31 de outubro, a Coordenação de Arquivo Geral iniciou na última terça-feira, 4, a eliminação dos documentos constantes no edital n°1/2018, de Ciência de Eliminação de Documentos da Instituição, atendendo a Instrução Normativa n° 005/2018 da Pró-reitoria de Planejamento e Administração (Proplad). A normativa dispõe sobre os procedimentos para eliminação de documentos arquivísticos intermediários no âmbito da universidade. Assim, estão sendo fragmentados mecanicamente 219,17 metros lineares (que equivale aproximadamente a 6,2 toneladas) de documentos e, pela primeira vez, serão eliminados documentos que precisavam de aprovação das contas pelo Tribunal de Contas da União.

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A Coordenadora do Arquivo Geral, Andrea Gonçalves dos Santos, explicam que o trabalho é fruto de um esforço entre o Arquivo Nacional, através da Coordenação de Gestão Documental (COGED) representado pelos arquivistas Luzia Menezes e Thayron Rangel, da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) da FURG, presidida pela arquivista Luciana Penna dos Santos e da equipe técnica que passou os últimos dois anos avaliando uma grande massa documental acumulada.

Após o processo de eliminação, a equipe técnica do Arquivo Geral deverá dar conhecimento à CPAD para elaboração do Termo de eliminação de documentos. Esse será encaminhado ao Arquivo Nacional para dar ciência da conclusão do processo de eliminação.