Campus Santo Antônio da Patrulha realiza seminário às agroindústrias e disponibiliza serviços à comunidade

Foi realizado no Campus Santo Antônio da Patrulha, na última quarta-feira, 28, o Seminário “Desenvolvimento e apoio ao setor agroindustrial na região de Santo Antônio da Patrulha”. No evento foi apresentado aos proprietários de agroindústrias familiares os serviços a serem disponibilizados pela Universidade ao setor produtivo regional. Tendo em vista apoio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado, em projeto aprovado em edital do Programa de Apoio aos Polos Tecnológicos, além de outros auxílios anteriormente recebidos, os laboratórios do campus passarão a prestar serviços de análises de solos, análises físico-químicas e microbiológicas, além de determinação de resíduos de agrotóxicos em amostras de alimentos. 

Através de projeto em convênio com a Fundação de Apoio à Universidade do Rio Grande (Faurg), as análises serão disponibilizadas a toda comunidade por valores que permitirão arrecadação para cobrir os custos envolvidos, permitindo o seu oferecimento de forma contínua. Preços especiais serão praticados nas análises às agroindústrias e agricultores familiares. Apesar de não ser possível a oferta dos serviços de forma totalmente gratuita, os produtores consideraram de extrema importância a possibilidade de realização dos mesmos no próprio município a preços acessíveis. 

Segundo o coordenador do projeto, professor Carlos Peixoto, “este é mais um importante avanço para que o Campus Santo Antônio da Patrulha cumpra seu papel de atendimento ao setor agroindustrial da região, a missão para a qual o Campus foi inicialmente planejado”. 

O seminário foi também muito importante para a divulgação do Campus e suas atividades, contando com a participação, além de vários produtores e suas famílias, de entidades parceiras como a Emater-RS/Ascar dos municípios de Santo Antônio da Patrulha e Caraá, da Vigilância Sanitária estadual e de representantes da Prefeitura Municipal. Também participaram do evento e de sua organização os professores Cristiano G. Schmidt, Fábio F. Gonçalves, Fernanda A. Pagnussatt, Francine S. Antelo, Itiara G. Veiga, Kessiane S. Moraes, membros da equipe do projeto. 

 

Subject: Arquivo