DOCÊNCIA

Evento sobre formação de professores dá início às atividades acadêmicas do Pibid

As potencialidades, limites e perspectivas estiveram em debate no Cidec-Sul

Photograph: Fernando Halal

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) promoveu nesta quinta-feira, 4, no Cidec-Sul o evento “A Formação de Professores no Pibid FURG: potencialidades, limites e perspectivas”. Bolsista, professores, técnico-administrativos em educação e coordenadores estiveram reunidos ao longo do dia para dar início às atividades acadêmicas do Programa.

Estiveram presentes na abertura do evento a reitora da FURG Cleuza Maria Sobral Dias, o pró-reitor de Graduação Renato Duro Dias, a coordenadora institucional do Pibid FURG Elaine Corrêa Pereira, a coordenadora do Centro de Formação e Orientação Pedagógica (Cfop) Dinah Quesa Beck e a estudante do curso de Geografia Licenciatura Taciane Umpierre.

A coordenadora institucional mencionou o cuidado na elaboração do evento e ressaltou as dificuldades enfrentadas devido aos cortes sofridos na educação, por parte do governo federal. E citando Paulo Freire disse, “nosso Pibid da FURG é um espaço de esperançar, de muito trabalho, lutas e resistências em favor da formação docente. Esse programa tem que continuar vivo, pois é uma porta de entrada para docência, e uma oportunidade para os estudantes pensarem o seu fazer pedagógico por meio do diálogo entre a universidade e a escola pública. E é isso que faremos nesse encontro, refletir as formas de esperançar nosso pibid em prol da formação docente em nossas licenciaturas”, afirmou professora Elaine.

Já a reitora ressaltou que mesmo com todas as dificuldades enfrentadas, a gestão da FURG continua realizando e investindo no programa de formação. “Esse programa tem uma grande e bela história na universidade e apesar das dificuldades, continuamos com muita qualidade e compromisso. E é bom que neste ano de muitos desafios, ainda estejamos fazendo esse encontro do Pibid, porque além de ser um espaço de construção e socialização de saberes e de uma boa relação com a educação básica, é também espaço de resistência e de luta pela defesa da formação de professores, pela educação pública e pela universidade pública”, ressaltou a reitora.

Fomento e o significado do Pibid

A gestora da FURG aproveitou a oportunidade para comunicar a elaboração de um edital, feito entre a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), “nós estamos disponibilizando um orçamento para dar suporte e continuidade a projetos e ações específicos para a formação docente, pois entendemos que o desenvolvimento da educação básica, através da formação de professores, precisa ter um olhar especial da universidade”, finalizou professora Cleuza.

A estudante Taciane em sua fala na mesa de abertura reforçou a importância de estar no Pibid, e disse “percebi dentro da universidade o meu papel enquanto agente transformador da sociedade e que a licenciatura é o caminho e meu objetivo profissional. O Pibid está ajudando a me transformar, me sinto segura e com a certeza do meu papel quando entro em sala de aula, me sinto professora”, exaltou a aluna bolsista.

Programação

O encontrou contou com a palestra “A potência do Pibid na formação de professores”, proferida pela professora Denise Nascimento Silveira da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), rodas de conversa, discussões em grupos interdisciplinares e apresentação de reflexões sobre o tema.

 

 

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Início das atividades acadêmicas do Pibid FURG

Fernando Halal