Iniciação Científica

Feira de Ciências: curso de formação para professores da educação básica

Além do curso a distância, serão ofertadas quatro bolsas de pesquisa para estudantes na feira em outubro

O projeto de extensão “Feira de Ciências : Integrando Saberes no Cordão Litorâneo” divulga sua terceira edição no município do Rio Grande. O projeto, composto por diferentes etapas, conta com um curso de formação a distância para professores de diferentes áreas da educação básica. 

O projeto é idealizado pela Comunidade de Indagação em Ensino de Física Interdisciplinar (Ciefi), um grupo que busca interligar aspectos da pesquisa, ensino e extensão. Ele é composto por professores e pós-graduandos vinculados ao Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef), ao Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática (Ceamecim) e da Secretaria de Educação a Distância (Sead) da FURG, além de escolas da Educação Básica, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

A feira tem por finalidade promover o incentivo da alfabetização científica e da interdisciplinaridade na Educação Básica, através da promoção de Feiras de Ciências nas escolas. A Feira de Ciências está na sua terceira edição e foi aprovada em edital de Feiras e Mostras Científicas do CNPq, que disponibiliza bolsas de Iniciação Científica Júnior para quatro alunos destaques da feira como prêmio e incentivo à continuidade da carreira científica.

A primeira etapa do projeto é composta por um curso de formação a distância para professores. Os professores da Educação Básica que participarem do curso estarão credenciando sua escola para participar da Feira de Ciências em outubro, na qual serão selecionados cinco alunos para receber bolsas de iniciação científica júnior.

As inscrições para o curso de formação da Feira de Ciências para professores atuantes em escolas municipais e estaduais de Rio Grande estarão abertas entre 15 de abril e 20 de maio e devem ser feitas através dos Sistemas de Inscrição da FURG. O curso abrange o processo de formação continuada dos professores de qualquer área do conhecimento da Educação Básica, interessados em participar e organizar a Feira de Ciências nas escolas em que atuam.

Mais informações podem ser obtidas no site da Ciefi.

Cartaz