MULHERES NA FURG

Professora do ICHI colabora na organização de livro da coleção Espacios Críticos

Publicada pela editora Icaría de Barcelona, obra dedica-se à trajetória de Maria Dolors Garcia-Ramon

Photograph: Reprodução
A imagem mostra a professora Susana Veleda da Silva, com um casaco em que está escrito geografia. É um dia de sol, ela usa óculos escuros e está em um espaço ao ar livre. Ao canto esquerdo inferior da foto, aparece um selo com o desenho de quatro mulheres, e o texto “Mulheres na FURG”.

Professora da FURG, coordenadora do curso de Geografia, docente no Programa de Pós-graduação na área e uma das mais importantes geógrafas feministas brasileiras, Susana Veleda da Silva é uma das autoras que assina a mais recente produção editorial da coleção catalã Espacios Críticos, editada pela Icaría, de Barcelona, Espanha. “Maria Dolors Garcia-Ramon: Geografía y gênero, disidencia e innovación” é o título da obra que se dedica, justamente, ao pensamento de Garcia-Ramon, que introduziu a perspectiva de gênero na Geografia como uma aposta radical.

A coleção Espacios Críticos aborda o pensamento de autores de diferentes áreas que elegem a perspectiva espacial para estudar, de forma crítica, a realidade social. A coleção contempla, entre suas edições, aspectos da vida e obra de cientistas como David Harvey, Edward Soja, Francesco Indovina, Neil Smith, entre outros.

Maria Dolors Garcia-Ramon, a intelectual a que se dedica a obra recém lançada, é professora da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB) e referência nos estudos em Geografia Humana e Geografias Feministas. Desde os anos 1980 sua produção é direcionada aos temas de gênero, que ela aborda, transversalmente, com questões econômicas, sociais, políticas e culturais. O aspecto mais notável de sua atividade, como informa a apresentação do livro, é ter favorecido a difusão de ideias e o diálogo sobre o tema em escala internacional. Abel Abet, um dos responsáveis pela coleção Espacios Críticos, destaca, na apresentação da obra, em tradução livre: “Ela [Maria Dolors] possibilitou que muitos jovens acadêmicos espanhóis e ibero-americanos entrassem em contato direto com as pessoas e os lugares irradiadores da mais avançada investigação científica (majoritariamente, em geografia de gênero), ao mesmo tempo em que organizou importantes eventos internacionais e tem acolhido a estudantes, investigadores e acadêmicos sênior de todo o mundo”. Uma das pesquisadoras acolhida por Maria Dolors é, justamente, Susana Veleda da Silva, que fez seu doutorado e pós-doutorado em Barcelona, com orientação da pesquisadora.

Em entrevista concedida à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero, Susana conta que conheceu a pesquisadora catalã na Argentina, em 1997, num encontro de geógrafos latino americanos. “Éramos poucas, mas esse encontro marcou minha carreira acadêmica, pois, em 2000, fui fazer o doutorado em Geografia humana orientada por Maria Dolors. Com ela aprendi sobre a importância da contribuição dos estudos feministas na Geografia, teórica e metodologicamente. A relação com a Universidade Autônoma de Barcelona (UAB) foi para além do doutorado e, até hoje, participo do Grupo de Investigación de Geografía y Género da UAB”, conta Susana.

A obra sobre o pensamento e produção de Maria Dolors é assinada, além de Susana, por Janice Monk, de origem australiana e vinculada à Universidade de Arizona, nos Estados Unidos e por Maria Prats i Ferret, professora do Departamento de Geografia da UAB, o que demarca um trabalho colaborativo e internacional, bem como é a produção de Maria Dolors.

Selo Mulheres na FURG

No contexto das comemorações dos 50 anos da universidade, o Selo Mulheres na FURG objetiva dar visibilidade para os fazeres e vivências das mulheres que constituem a universidade. Por meio de texto, áudio e vídeo o projeto vai mostrar diversas facetas da atuação da universidade através da trajetória das mulheres na pesquisa, na extensão, no ensino, na atuação técnica, cultural e social.