LIBRAS

Campus de Santo Antônio da Patrulha e Polo Universitário promovem curso sobre acessibilidade

Projeto tem a intenção de facilitar a inserção social de pessoas com deficiência auditiva

Photograph: Divulgação

No último dia 30 de março teve início em Santo Antônio da Patrulha o Projeto “FURG e Polo mais Acessibilidade”, que contará com diversas atividades ao longo do ano, como o curso de Libras ministrado pela intérprete Alini Mariot, da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) da FURG.

O curso, com duração de 20 horas é aberto à comunidade patrulhense e é uma parceria da FURG - Campus Santo Antônio da Patrulha e o Polo Universitário e acontece a cada 15 dias. O curso é realizado desde 2018 e neste ano têm 126 alunos inscritos.

Conforme esclarece Alini Mariot, “atualmente muito se discute sobre a inclusão de sujeitos surdos na sociedade. Mas é necessária uma melhor preparação para conquistarmos uma sociedade igualitária, que contemple as diversas formas de aprender e as diferentes manifestações de saberes e culturas”, avalia a intérprete.

O curso proporciona uma maior interação entre ouvintes e surdos. Com ênfase no aprendizado básico Libras, possibilita que os alunos possam conhecer mais sobre a cultura surda e suas especificidades, bem como o desenvolvimento de praticas relacionadas à língua.

 

 

Gallery

A foto mostra uma sala de aula com a intérprete em pé, no centro da sala, ensinando a linguagem dos sinais para os alunos que estão sentados a sua frente.

Projeto FURG e o Polo mais Acessibilidade

Divulgação