ANIVERSÁRIO

Campus Santo Antônio da Patrulha comemora 10 anos

Programação integra celebrações de 50 anos da universidade

Em 2019, o campus Santo Antônio da Patrulha da FURG completará 10 anos de existência, simultaneamente aos 50 anos da universidade. Por esse motivo, desde o começo do ano letivo estão sendo realizadas atividades alusivas ao décimo aniversário do início dos cursos presenciais de Engenharia Agroindustrial Indústrias Alimentícias e Engenharia Agroindustrial Agroquímica, oferecidos pela FURG em Santo Antônio da Patrulha.

Segundo o direto do campus, Antônio Valente, a presença da FURG no município é, contudo, mais antiga. O curso presencial de Pedagogia foi oferecido em 2004, no Polo Universitário Santo Antônio. Em 2007, a FURG passou a oferecer cursos à distância no mesmo polo, por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Essas ações resultaram numa forte mobilização de mais de 40 municípios da região, culminando com a criação do campus Santo Antônio da Patrulha, que esteve sob a direção da Escola de Química e Alimentos (EQA), onde estão lotados os dois cursos de engenharias agroindustriais, até 2015.

Desde então, o campus passou a contar com cinco cursos de graduação. Além das duas engenharias agroindustriais e o curso de Licenciatura em Ciências Exatas (Química, Física ou Matemática), do Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef), oferecido a partir de 2014, começaram em 2019 os cursos de Engenharia de Produção e Administração.

Conforme esclarece a professora Darlene Webler, vice-diretora do campus Santo Antônio da Patrulha e coordenadora da programação alusiva às comemorações no município relativas aos 10 anos do campus, bem como aos 50 anos da FURG, os eventos comemorativos serão realizados no período de março a dezembro e tiveram início com a “Acolhida Cidadã 50:10”. Na quinta-feira 28, foi inaugurada a exposição “Linguagem e Fotografia – mulheres e homens do campo em foco” e nesta sexta, 29, aconteceu o Seminário de Empreendedorismo e Inovação Social. A programação foi desenvolvida com a participação de docentes, técnicos e estudantes do Campus Santo Antônio da Patrulha.

A programação completa referente aos meses de março e abril está disponível abaixo.

Programação