EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Projeto inaugura exposição “Linguagem e fotografia: mulheres e homens em foco”

Fotos retratam a vida campesina no interior de Santo Antônio da Patrulha

Photograph: Divulgação

A experiência vivida no campo e as percepções como sujeitos estão retratadas na exposição “Linguagem e fotografia: mulheres e homens em foco”, inaugurada no último dia 28 de março, no saguão do Campus de Santo Antônio da Patrulha da FURG. A abertura do evento contou com emoção e música, com a presença de mulheres e homens campesinos, participantes do projeto, que estiveram na universidade para conversar com a comunidade acadêmica e patrulhense.

A exposição é fruto do desenvolvimento, no 2º semestre de 2018, do projeto de extensão denominado de Comunidade Serraria Velha, localidade do interior de Santo Antônio da Patrulha, vinculado ao programa Nas Trilhas do Empreendedorismo Social.

As acadêmicas Tatiani Krech e Aline Oliveira, responsáveis pelo projeto, destacaram que a proposta inicial era trabalhar somente com as mulheres como ação de empoderamento feminino, o que foi ajustado, dada a peculiaridade do grupo e, para envolver também os homens da comunidade. Já a professora Darlene Webler, responsável pelo programa, enfatiza a importância do desenvolvimento de projetos de extensão universitária, em que, de fato, ocorre a interlocução entre comunidade e universidade.

A exposição fotográfica ficará no saguão do campus para visitação até o dia 26 de abril e integra a programação de comemoração dos 10 Anos do Campus da FURG em Santo Antônio da Patrulha.