MOMENTO ESPECIAL

Formaturas em São Lourenço do Sul são marcadas por estreias

Noite teve paraninfa surda, primeira turma de formandos e duas solenidades de colação de grau

Photograph: Fernanda Cadaval

A noite de 23 de março vai entrar para história da Universidade Federal do Rio Grande, no que se refere a outorgas de grau fora do Campus Carreiros. No último sábado, foram realizadas pela primeira vez duas cerimônias de formatura no Campus de São Lourenço do Sul. Esse feito inédito demonstra o crescimento constante dos campi da FURG.

O pró-reitor de Extensão e Cultura, Daniel Prado, representando a reitora da FURG, formou a primeira turma de alunos do curso de Agroecologia Bacharelado, além de outorgar grau a acadêmicos dos cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental e Tecnologia em Gestão de Cooperativas. Mais tarde, na mesma noite, formou os alunos dos cursos de Educação do Campo Licenciatura e História Licenciatura – Educação a Distância, em um total de 35 novos bacharéis e licenciados formados.

Se os discursos proferidos por alunos e professores nas formaturas já são emocionantes, em São Lourenço do Sul, esse momento foi ainda mais especial. Pela primeira vez uma professora surda foi paraninfa de uma turma e teve seu discurso traduzido pelas tradutoras e intérpretes de libras da FURG Naraina Gentil e Maira da Silva. A professora, que pela primeira vez rompeu as barreiras das limitações impostas para aqueles que não ouvem e não falam, foi Lucila dos Santos Vales, do curso de Educação do Campo Licenciatura. A docente, além de proferir seu discurso, teve toda a cerimônia traduzida pelas intérpretes, participando assim, de forma efetiva, de toda a formatura.

Satisfação e orgulho

Naraina, uma das intérpretes, fala sobre a emoção de participar desse momento. “Foi uma experiência histórica, pois foi a primeira vez que uma professora surda foi paraninfa. Quando chegou a noticia ao grupo de intérpretes que teríamos uma professora surda como paraninfa pensamos no desafio que seria. Nunca tínhamos tido essa experiência. Então a Ingrid Donald, responsável pela Coordenação de Bem Viver Universitário (Cbvu/DAE), me convocou para que eu e mais uma colega fizéssemos esse trabalho, já que trabalhamos em dupla. Então fui um dia antes para conversar com a professora Lucila e trabalhar em cima do seu discurso. No dia fomos para o ensaio atualizar os detalhes e formalizar a cerimônia. Para mim foi uma experiência grandiosa”, conta a tradutora e intérprete.
Já a professora Lucila relata que se sentiu especial e surpresa pelo convite da turma. “Me senti tão especial que nem acreditei quando me convidaram. Foi um momento único na minha vida. Na hora do convite nem parei para pensar. Eu ainda não entendi como os alunos me escolheram para ser paraninfa, acho que gostaram muito de mim. Fiquei mega emocionada. Nunca pensei que iriam me escolher”, relata ela.

A paraninfa conta ainda como se deu sua relação com os alunos. “Quando cheguei a São Lourenço pensei que ia ser só mais uma turma, mas não, me surpreenderam. Trocamos experiências e conseguimos seguir adiante, mesmo que receosos, pois eu era professora surda. Mas conseguimos concluir e acredito que eles estão preparados para atender estudantes surdos. Amo meus afilhados do curso de Educação do Campo. Foi muito lindo fazer parte da historia deles. Acredito que serão ótimos profissionais e qualificados para trabalhar com a inclusão”, conclui Lucila.

Campus de São Lourenço do Sul

Localizado no sul do estado do Rio Grande do Sul, em uma região que tem como principal atividade econômica a agropecuária, o Campus São Lourenço do Sul foi criado em 2010 e teve sua primeira turma de formandos em 2012. O campus visa contribuir com o desenvolvimento regional focado na sustentabilidade, ofertando vagas nos cursos de Agroecologia, Educação do Campo e Tecnologia em Gestão Ambiental. O principal objetivo é estimular o desenvolvimento econômico sustentável da região através da qualificação e fomento da produção regional. Sua estrutura conta com sala de convivência, biblioteca setorial, diversas salas de aula e laboratórios de pesquisa.

 

 

Gallery

Professora com a roupa de paraninfa atrás do púlpito fazendo seu discurso. Ela está olhando para o lado, onde está a mesa de autoridades e seus alunos afilhados. A professora está sorrindo. No púlpito tem dois microfones. Ao lado aparece uma parte da bandeira da FURG.

Noite especial em São Lourenço do Sul

Fernanda Cadaval