Projeto Educação para Pescadores retoma atividades

O projeto "Educação para Pescadores" retoma suas atividades na Ilha dos Marinheiros e Ilha da Torotama. Atualmente participam do projeto 108 pescadores da Ilha da Torotama e 56 pescadores e agricultores da Ilha dos Marinheiros. O projeto é uma parceria entre o Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef) e o Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior (Paiets) da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos e Cultura Popular Julia Nahuys Coelho (Neeja), Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), Secretaria Municipal de Pesca (SMP), Colônia de Pescadores Z1, Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul (CPRS) e as Escolas Municipais Cristóvão Pereira de Abreu (Ilha da Torotama) e Renascer (Ilha dos Marinheiros).

Na Ilha da Torotama, as aulas iniciam na próxima segunda-feira, 13, para o Ensino Médio e no próximo sábado, 18, para o Ensino Fundamental. No sábado, serão realizadas diversas atividades durante a tarde. Na Ilha dos Marinheiros, as aulas iniciam na terça-feira, 14, para o Ensino Fundamental.

Conforme o coordenador do projeto, prof. Sicero Agostinho Miranda, a conclusão das atividades está prevista para o mês de novembro de 2011, formando cerca de 100 pescadores no Ensino Fundamental nas duas ilhas e 54 pescadores no Ensino Médio na Ilha da Torotama. Iniciado em 2008, o projeto leva aos moradores das comunidades envolvidas com a pesca artesanal, no interior do município, a oportunidade de completar o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, explica. Em 2009, 60 pescadores se formaram no Ensino Fundamental na Ilha da Torotama.

 

Sujeto: Arquivo