Professoras de Artes Visuais apresentam trabalhos na Espanha

O Curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande - FURG estará representado pela professora Vânia Sommemeyer na 2ª Jornadas de Historias de Vida en Educación, Sujeto, Diálogo y Experiencia, a realizar-se na Universidad de Málaga, Espanha, dias 9 e 10 de junho. A professora Vânia Sommermeyer fará a comunicação intitulada O livro A: do virtual ao real, na sessão El espacio del diálogo con las Historias de Vida, coordenada por Saville Kushner, University of the West of England.

A professora Ana Maio terá resultados de suas pesquisas apresentados sob o titulo: O espaço da experiência e as histórias de vidas: relatos do Ambiente Virtual de Aprendizagem em Artes Visuais, em sessão coordenada pelo prof. dr. Fernando Hernández, da Universitat de Barcelona, Espanha.

Hernandéz é doutor em Psicologia e professor titular do Departamento de Desenho, onde coordena o Programa de Doutorado Artes Visuales y Educación e o Curso de Mestrado em Estudios sobre la Cultura Visual. É considerado um dos mais influentes teóricos da área de Ensino de Artes Visuais da atualidade, Hernández tem suas teorias divulgadas em conferências, artigos e em livros, como: A Organização do Currículo por Projetos de Trabalho, Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho e Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho.

O evento é promovido pelo Grupo de Investigación ProCIE, (Profesorado, Cultura e Institución Educativa-HUM619), da Universidad de Málaga, atuante desde 1995. O ProCIE trabalha com uma metodologia narrativo-biográfica, na qual destacam-se investigações coletivas e trabalhos em cooperação com universidades estrangeiras, através de linhas de pesquisa, como A cultura profissional dos docentes de ensino secundário. Um estudo biográfico, Bioescola, estudo biográfico da experiência escolar e Experiência escolar, identidade e comunidade: investigando colaborativamente para a transformação das práticas escolares.

 

Sujeto: Arquivo