FURG é destaque em Portugal

Presidenta do Instituto Politécnico do Porto visitará Instituição no segundo semestre

A Universidade Federal do Rio Grande - FURG tem participação destacada no 21º Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (Aulp), que reúne até a sexta-feira, 09, cerca de 400 participantes oriundos de nove países e quatro continentes, no Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal. Com o tema Novas formas de cooperação - espaços de convergência nos países lusófonos, o encontro iniciou na segunda-feira, 06. O Brasil participa do evento com uma delegação de mais de 80 pessoas. O país com maior número de participantes é Portugal, com mais de 200 pessoas. Também estão representados Moçambique, Cabo Verde, Angola, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau,Timor Leste e Macau.

O evento aprofundou as relações da FURG com as universidades lusófonas com as quais a Instituição mantém programas de cooperação, além de possibilitar o contato com muitas outras de diferentes continentes interessadas em firmar acordos de intercâmbio e mobilidade com a FURG. O reitor João Carlos Brahm Cousin, acompanhado no evento pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Danilo Giroldo, fez intervenção durante a mesa de abertura, com uma reflexão sobre a importância da mobilidade acadêmica e da cooperação entre as nações para o cumprimento do papel social da universidade. O comentário chamou a atenção da imprensa portuguesa, que fez questão de entrevistar o reitor. Durante quase 15 minutos atendendo a imprensa, prof. Cousin detalhou as ações desenvolvidas e a participação da FURG no evento.

Com a viagem a Portugal, reitor e pró-reitor reforçam a convicção de que a FURG pode colaborar com vários países africanos que estão implantando novas universidades e intensificar as parcerias com instituições portuguesas em diferentes domínios. Ficou acertada uma visita da presidenta do Instituto Politécnico do Porto, Rosário Gamboa, para o segundo semestre e foram reafirmados os laços de parceria com as Universidades de Lisboa, Aveiro, Coimbra e Évora, cujos reitores também participam do evento.

Durante as diferentes seções do evento são debatidos temas relevantes para os países lusófonos em um mundo competitivo e globalizado, com foco especial em casos de sucesso e constrangimentos em mobilidade acadêmica, transferência de tecnologia e formas de financiamento em educação superior, pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica. A certeza de que o desenvolvimento social e econômico dos países lusófonos passa pela priorização da educação, ciência, tecnologia, inovação e, principalmente, pelo comprometimento destas ações com a redução da miséria no mundo norteia a maioria dos debates.

Os participantes são unânimes em reafirmar o papel estratégico e central das universidades na evolução das sociedades; a necessidade da cooperação solidária; do aumento do intercâmbio e mobilidade tanto de estudantes como de professores e a aposta na geração de ciência e inovação tecnológica associada ao empreendedorismo e as ações voltadas para as comunidades em que estão inseridas.

 

Galería

Sujeto: Arquivo