Workshop de lançamento do Centro de Simulação de Manobras Navais aconteceu durante Assembleia Geral do APL nesta segunda, 19

Aconteceu na tarde desta segunda-feira, 19, no Parque Científico e Tecnológico do Mar (Oceantec) da FURG, a Assembleia Geral da Associação APL do Polo Naval e de Energia de Rio Grande e Entorno, e o workshop de lançamento do Centro de Simulação de Manobras Navais do APL. O objetivo do novo simulador é proporcionar uma ferramenta de alta precisão para a realização de treinamentos de marítimos, tais como mestres e comandantes de embarcações, além outros profissionais da navegação. Também será possível realizar simulações de engenharia para manobras complexas e novas estruturas portuárias, tais como berços de atracação e outras obras de expansão. Este é o primeiro simulador de alta precisão do Rio Grande do Sul e espera-se aumentar a eficiência das operações portuárias nos portos gaúchos e de outros estados.

Os recursos para a implementação do projeto foram captados pelo APL a partir do primeiro edital para projetos prioritários, lançado pelo Governo do Estado no final de 2015, e contou com importante contrapartida da Prefeitura Municipal de Rio Grande para a manutenção da Governança do APL.

De acordo com o vice-reitor da FURG e diretor-presidente da Associação do APL Naval e Energia, Danilo Giroldo, desde a fundação da associação, em agosto de 2014, diversos projetos de interesse do território têm sido desenvolvidos, incluindo o projeto Prioritário do Simulador. “Além do simulador, tivemos incentivos do governo do Estado em dois convênios para a mobilização da governança, e também para o plano de desenvolvimento do APL. Além desses, houve o projeto com o Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido, e o que está sendo desenvolvido com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o programa Lean APL: desenvolvimento da mentalidade enxuta. São alguns dos exemplos que vêm qualificar a eficiência das empresas e otimizar os processos produtivos do território, além de manter a sociedade mobilizada para discutir os grandes temas de interesse da região”, explicou Giroldo.Ao final da Assembleia Geral, os associados aprovaram as alterações estatutárias e a nova denominação do APL, que passa a se denominar APL Marítimo do Rio Grande do Sul, incluindo os setores de navegação aquaviária, operações portuárias, logística, pesca e aqüicultura, dentre outros. O APL Marítimo do Rio Grande do Sul será o primeiro do gênero no Brasil, embora a denominação seja bastante comum ao redor do mundo, especialmente na América do Norte e Europa.

Durante o workshop, estiveram presentes o prefeito municipal, Alexandre Lindenmeyer, o gestor do Oceantec, Artur Gibbon, o deputado estadual Fábio Branco, o secretário de Desenvolvimento, Tturismo e Inovação, Fernando Estima, e o presidente da Câmara do Comércio, Antonio Carlos Bacchieri Duarte, entre outras autoridades.

 

Sujeto: Arquivo