6° Fórum de Assuntos Estudantis mobilizou comunidade acadêmica

A comunidade universitária compareceu em grande número ao 6º Fórum de Assuntos Estudantis: Perspectivas para a Assistência Estudantil, realizado nesta segunda-feira, 19, no Cidec-Sul. A iniciativa foi da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae).

A realização do Fórum de Assuntos Estudantis vem afirmar a política da universidade de um diálogo constante com a comunidade acadêmica, através da construção de um espaço de discussão, planejamento e avaliação das ações de assistência estudantil.

A mesa de abertura contou com a presença da reitora Cleuza Maria Sobral Dias, que deu as boas-vindas aos presentes e falou sobre as recentes ampliações pelas quais passou a FURG neste último ano. Em seguida, os pró-reitores Mozart Tavares Filho (Planejamento e Administração) e Daiane Gautério (Assistência Estudantil) explicaram as funções de suas unidades e apresentaram os avanços de cada uma no decorrer da temporada. Representando a Pró-reitoria de Infraestrutura, esteve o servidor Rafael Gonzales Rocha. A professora Daiane enumerou algumas das demandas citadas no último Fórum. Entre elas, estão a Casa do Estudante nos campi fora, CEUs 3 e 4, ações no final de semana, espaço da Prae no Centro de Convivência, bicicletas nas Casas, ampliação do quadro de psicólogos, urgência no atendimento psiquiátrico, acessibilidade (elevadores nos pavilhões e CEUs), mecanismo para fraude na lei das cotas, atendimento a não-superlotação de quartos nas CEUs, e passe escolar para os estudantes das CEUs.

O professor Mozart mostrou os recentes avanços da Proplad e anunciou a realização de um seminário sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) em 29 de novembro. Falou sobre o Orçamento 2018, detalhando o montante de recursos do PNAES e a distribuição interna via Coepea, e adiantou a proposta orçamentária para 2019, em discussão no Congresso Nacional.

Em relação aos projetos da Proinfra em andamento, Rafael Rocha ressaltou investimentos como a construção dos prédios da CEUs 3 e 4, a Casa do Estudante e a Biblioteca no Campus Santa Vitória do Palmar, Casa do Estudante em Santo Antônio da Patrulha, ampliação do bloco de salas de aula no Campus SVP, e a instalação de plataformas elevatórias em 12 prédios.

À tarde, os grupos de trabalho abordaram temas como saúde mental, segurança e transporte, moradia, processos pedagógicos, restaurantes universitários, ações afirmativas, arte, cultura e bem-viver universitário. O dia foi encerrado com a plenária e entrega dos relatos e um momento cultural.

 

Galería

Sujeto: Arquivo