TEATRO

Espetáculo Sobrevida tem apresentação gratuita em Rio Grande

Peça tem circulado pelo Rio Grande do Sul abordando a conscientização e o combate ao HIV, e chega ao Auditório Cidec-Sul no sábado, 17

Foto: Alessandro Quevedo

Trabalho autobiográfico criado a partir do diagnóstico positivo de HIV, o espetáculo Sobrevida terá sessão gratuita em Rio Grande no próximo sábado, 17, às 20h, no Auditório Cidec-Sul, no Campus Carreiros da FURG. A montagem está em turnê pelo Estado levando arte e conscientização para os municípios onde mais ocorrem casos do vírus.



Após a apresentação, o público poderá conferir um debate com o elenco da peça falando sobre o processo criativo e a contribuição da arte para o combate ao estigma social, e com um agente de saúde do município apresentando as ações de prevenção, tratamento e acolhimento para HIV realizadas na cidade. Para conferir a peça e o bate-papo, basta retirar os ingressos, sem custo, pela plataforma Sympla.

Com os atores Lincoln Camargo e Xandre Martinelli, que se revezam na interpretação do protagonista no palco, representando o personagem em diferentes momentos da vida, a montagem conduz o público pela trajetória de memórias e medos de um ator ao ter que compartilhar a descoberta do vírus com amigos, familiares e paixões. O espetáculo tem direção e dramaturgia do jornalista e artista Jaques Machado, que vive com HIV há dez anos, mas que só recentemente conseguiu falar abertamente sobre o tema.

“Anos atrás, um conhecido recebeu o diagnóstico positivo e, por medo e preconceito, não foi adiante com o tratamento, morrendo dias depois. Só fiquei sabendo que ele tinha passado por isso após a morte dele. Logo pensei: preciso fazer algo, falar mais abertamente sobre o assunto para tentar ajudar outras pessoas. E escolhi o teatro para isso”, conta Machado.

A peça foi escrita durante a pandemia, inicialmente pensada para ser um monólogo. Depois das primeiras leituras dramáticas, foi adaptada para ser interpretada especificamente por Camergo e Martinelli. O título, Sobrevida, foi escolhido pelo autor para denotar a morte e o renascimento que o personagem principal passa toda vez que precisa abordar o assunto com alguém. O termo foi usado pelo médico de Machado no momento da revelação do diagnóstico.

A montagem ainda conta com cenografia de Rodrigo Shalako, direção de movimento de Angela Spiazzi, iluminação cênica de Ricardo Vivian, operação de luz de João Fraga e Edu Kraemer, além da operação de som de Luiz Manoel e Manu Goulart. O projeto está sendo realizado com recursos do Pró-Cultura RS FAC - Fundo de Apoio à Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

A peça também passará por Pelotas no dia 18 de junho, domingo, às 19h, na Sala Preta do Centro de Artes da UFPel.

 

SERVIÇO
Espetáculo Sobrevida em Rio Grande
Dia 17 de junho, sábado, às 20h
Auditório Cidec-Sul, no Campus Carreiros da FURG (Av. Itália, km 8 - Rio Grande/RS)
Ingressos gratuitos mediante retirada antecipada pelo Sympla
Após a apresentação, haverá um debate entre o elenco da peça, falando sobre o processo criativo e a contribuição da arte para o combate ao estigma social, e com um agente de saúde do município apresentando as ações de prevenção, tratamento e acolhimento para HIV realizadas pela cidade

Espetáculo Sobrevida em Pelotas
Dia 18 de junho, domingo, às 19h
Sala Preta do Centro de Artes da UFPel (Rua Álvaro Chaves, 65 - Pelotas/RS)
Ingressos gratuitos mediante retirada antecipada pelo Sympla
Após a apresentação, haverá um debate entre o elenco da peça, falando sobre o processo criativo e a contribuição da arte para o combate ao estigma social, e com um agente de saúde do município apresentando as ações de prevenção, tratamento e acolhimento para HIV realizadas pela cidade

Classificação etária: 14 anos