LITERATURA

Programa Socializando a Leitura participa de curso de extensão “Brincando com Histórias: mediação de leitura”

Inscrições estão abertas até dia 31 de agosto

O Instituto de Letras e Artes (ILA) da FURG, por meio do Programa Socializando a Leitura, em parceria com o Setor de Literatura da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SCEL) e com a Biblioteca Rio-Grandense, realizará nas terças-feiras do mês de setembro, o curso de extensão “Brincando com Histórias: mediação de leitura”.  A ação é voltada para toda a comunidade interessada na cultura literária e as inscrições estão abertas até dia 31 de agosto através do e-mail: setordeliteraturarg@gmail.com. No ato da inscrição, o interessado precisa informar o seu nome completo, data de nascimento, CPF e telefone para contato. As vagas são limitadas e a idade mínima para participação é de 18 anos.

O curso contará com quatro dias de atividades, iniciando no dia 5 de setembro às 14h30, no salão de leitura da Biblioteca. O objetivo é proporcionar um espaço de reflexão e criar conexões entre livros e leitores.

A programação inclui o “Projeto oficina de Contação: a formação de leitores”, do Programa Socializando a Leitura, que realiza desde 2013, em Rio Grande e região, atividades de estímulo à leitura em eventos acadêmicos, escolares e sociais. Estas práticas são promovidas por estudantes de graduação e pós-graduação da FURG, com enfoque no público-alvo infantil, visando formar leitores.  

De acordo com a coordenadora do Programa Socializando a Leitura, professora Mairim Piva, a ideia do evento é discutir os vários modos de estimular crianças a lerem.

“Vivemos em um mundo no qual as crianças são colocadas em meio a imagens visuais e auditivas, e, é interessante que desde cedo elas aprendam a lidar com essas narrativas montadas, incluindo a palavra escrita também”, destacou a docente.

Além desse projeto, participarão do “Brincando com Histórias: mediação de leitura”, as professoras Renata Braz, do Curso de Bacharelado de Biblioteconomia da FURG, e Fabiane Resende, apoiadora do Programa Socializando a Leitura e especialista em literatura infantil.