MEIO AMBIENTE

Alunos da Biblioteconomia expõem lixos recolhido no Campus Carreiros

Ação surgiu da inquietação sobre o descarte feito pela comunidade interna e externa da universidade

Foto: Fernando Halal

Na manhã de quinta-feira, 13, alunos do curso de Biblioteconomia realizaram uma exposição diferente, no Centro de Convivências (CC), do Campus Carreiros. Os discentes da disciplina Ação Cultural Teoria e Prática, ministrada pelo professor Cláudio Renato, levaram dentro de sacos plásticos fechados, todo lixo recolhido ao longo do percurso, que foi desde o estacionamento do pavilhão 4, passou pelo Restaurante Universitário, passarela do pavilhão 2, parte externa do Centro de Convivências e pelo estacionamento do pavilhão 4.

A estudante Carla Rodrigues, conta que a maioria do lixo foi encontrada próximo ao Centro de Convivências, no local conhecido como morrinho do CC. “Nossa intenção com essa ação era saber se as lixeiras que existem pelo campus são suficientes, ou se o descarte incorreto é uma questão cultural. Percebemos que no morro do CC o descarte do lixo acontece pela falta de lixeiras no local”, afirma Carla.

O material recolhido pelos alunos foi bem diverso, desde copos e recipientes plásticos, até boné, pedaços de borrachas, e também um preservativo e uma garrafa pequena de cerveja. “Pela diversidade do material recolhido, fica difícil de sabermos se esse descarte é feito somente pela comunidade interna ou se pessoas de fora da universidade também fazem uso desses espaços”, salienta a aluna.

Após o recolhimento do lixo e da exposição do que foi encontrado, a intenção agora é conseguir que lixeiras sejam colocadas no morrinho do CC. “Percebemos que ao longo do trajeto percorrido existem lixeiras instaladas, então o lixo recolhido vem da falta de consciência das pessoas, já próximo do CC constatamos a falta de lixeiras. Assim, pretendemos conseguir que pelo menos uma lixeira seja colocada, para evitar o descarte incorreto desse lixo. Outro fator que é importante lembrar e termos a consciência, é sobre o descarte correto do lixo orgânico e reciclável”, argumentou Carla.

Biblioteconomia Além do Tempo

Outra exposição do curso de Biblioteconomia também chamou atenção de quem passou pelo Centro de Convivências. Chamada de “Biblioteconomia Além do Tempo”, a história do curso foi contada através de fotos, cartazes de eventos, de materiais usados em sala de aula, documentos e de moletons do curso de diferentes anos.

A exposição é fruto de uma atividade de avaliação da disciplina Ação Cultural: teoria e prática. “Com efeito, todos os projetos desenvolvidos nessa disciplina são de caráter inovador, de aprendizado e de criatividade que se concretiza pela ação social e coletiva dos alunos em sala de aulas”, enfatizou o professor Cláudio Renato.

 

 

Galería

Exposições Biblioteconomia

Fernando Halal