EMPREENDEDORISMO

Demoday destaca três startups pré-incubadas pela Innovatio em evento virtual

Iniciativa é uma realização do SebraeRS em parceria com a FURG

Na última terça-feira, 24, dez startups participantes do processo de pré-incubação da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da FURG (Innovatio), tiveram a oportunidade de apresentar seus modelos de negócios para uma banca de especialistas. O evento, promovido pelo Sebrae-RS, oportunizou às empresas, ainda em formação, demonstrar seus produtos e serviços para uma banca composta por especialistas. Ao fim do encontro, três empreendimentos receberam destaque: Freecash, Demetec e Coleta Verde. O evento pode ser revisitado, na íntegra, pelo canal do Sebrae-RS no Youtube - que você acessa clicando aqui.

Em 2020, o processo de pré-incubação se deu inteiramente online e em caráter virtual, em função da pandemia e em respeito às medidas de segurança que culminaram no isolamento social, aplicado desde março na cidade do Rio Grande.

Os destaques do evento

O primeiro colocado neste Demoday foi a Freecash, empresa responsável por conectar consumidores e empreendedores por meio de cupons de desconto a serem utilizados em empresas participantes, revertendo parte do dinheiro gerado pela plataforma para causas sociais, mensalmente. De acordo com Toni Soares, representante da startup “a pré-incubação foi sensacional. As consultorias nos ajudaram muito a ajustar a estratégia e os nossos objetivos”, comenta.

“Quando entramos no processo, achávamos que sabíamos bastante sobre o projeto e tínhamos bem definidos os rumos e estratégias, mas a pré-incubação nos fez rever muitas coisas. Ajudou demais”, avalia Toni. Para ele, o Demoday foi uma experiência intensa, sendo a primeira vez que apresentou um pitch com tempo cronometrado. “Mas deu tudo certo e conseguimos o primeiro lugar. O próximo passo é buscar uma aceleradora e lançar o aplicativo em Rio Grande”, conclui.

O segundo lugar destacado pelo evento ficou com a empresa Demetec, responsável por oferecer automação para atualização tecnológica de maquinário para pequenos e médios produtores que utilizam pulverizadores em barras convencionais. A iniciativa é uma forma de disponibilizar tecnologias de ponto por um valor acessível, reduzindo custos e promovendo a pulverização inteligente com aplicação localizada.

Segundo Mauro Drews, representante da Demetec, a startup já iniciou o processo de pré-incubação com algumas validações prévias, por já ter participado de outros eventos. “Evoluímos muito nesse tempo, mas seria injusto apontar em qual processo aprendemos mais”, afirma. Ao avaliar os próximos passos a serem dados, o empreendedor de 30 anos comenta: “Queremos voltar para a base, assim que possível, que é colocar o pé no barro e voltar ao contato com os produtores rurais”.

Na terceira colocação, a Coleta Verde, representada pela acadêmica do curso de Ciências Econômicas da FURG, Ingrid Queiroz, de 23 anos, oferece soluções para a coleta de resíduos sólidos e urbanos. “Nossa ideia é auxiliar secretarias de serviços urbanos e prefeituras a fazer a coleta e gestão dos resíduos e, em contrapartida, movimentar a economia local e a população por meio da gamificação no aplicativo”, explica ela.