HOMENAGEM

FURG e reitora Cleuza Dias são agraciados com a Ordem de Silva Paes

Honraria foi concedida em meio às comemorações aos 282 anos de Rio Grande/RS

Foto: Fernando Halal
Reitora foi homenageada com o grau de comendadora

Em uma cerimônia que reuniu entidades e personalidades da cidade do Rio Grande, a programação das comemorações de aniversário de 282 anos do município teve seu ponto máximo no final da tarde desta terça-feira, 19. Entre os homenageados este ano com a Ordem de Silva Paes, estiveram a FURG, com o grau de cavaleiro, e a reitora Cleuza Maria Sobral Dias, no grau de comendadora.

Logo após o ato religioso Te Deum na Catedral de São Pedro, a solenidade de entrega das condecorações foi realizada nas imediações do Monumento ao Brigadeiro José da Silva Paes, na Praça Xavier Ferreira.

Em seu discurso, o chanceler da Ordem de Silva Paes e diretor do Museu Oceanográfico, Lauro Barcellos, prestou tributo a Silva Paes, fundador do município. "A instituição de uma ordem é uma justa homenagem àquele que, com uma tropa então constituída por 254 homens, em 19 de fevereiro de 1737, transpôs a perigosa barra para fundar nossa querida terra”, recordou. “Que se continue a construir essa casa com o sorriso de quem confia e o olhar de quem sonha e realiza”, finalizou, voltando-se ao grupo de agraciados pela Ordem.

“O recebimento desta homenagem é para mim um reconhecimento do trabalho que a FURG vem desenvolvendo junto à cidade do Rio Grande e região, através de suas várias ações de ensino, pesquisa e extensão. Considero que receber esse reconhecimento na passagem dos 50 anos da universidade é uma honra e ratifica o nosso papel social”, disse a reitora Cleuza Dias, emocionada.

Além da reitora, receberam a Ordem o professor da Faculdade de Direito da FURG, Adilson Scott Hood do Amaral; o diretor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - campus Cidade da FURG, Alexandre Jesus da Silva Machado; e a enfermeira do Hospital Universitário Elaine Miranda Pinheiro, entre outras personalidades.

O prefeito Alexandre Lindenmeyer, como Grão-Mestre da Ordem, ressaltou ao grande público presente os feitos que marcaram a história local. "A construção de uma sociedade mais justa e igualitária, sonho de gerações de brasileiros e brasileiras, se faz por meio do diálogo e da afirmação de valores democráticos. Em Rio Grande escolhemos o caminho do desenvolvimento, da inclusão, do respeito às diferenças, da luta pela igualdade e da união em torno dos interesses coletivos. Devemos fomentar a solidariedade, o voluntariado e o ativismo social consciente - similar ao que fazem nossos homenageados e homenageadas”, destacou.

A origem
As cerimônias de condecorações da Ordem de Silva Paes ocorrem tradicionalmente no dia 19 de fevereiro, aniversário do município. A Ordem reverencia personalidades, rio-grandinas ou não, que em suas atividades cotidianas trabalharam e ajudaram a construir a história da terra. Criada em 1983, a Ordem tem como patrono o Brigadeiro José da Silva Paes, militar português que fundou Rio Grande.

 

Galería

Honraria foi concedida no dia do aniversário da cidade

FURG e reitora Cleuza Dias são agraciados com a Ordem de Silva Paes

Fernando Halal