ASTRONOMIA

FURG recebe palestra da astrônoma argentina Miriani Pastoriza

Pesquisadora falou sobre o canibalismo de galáxias e buracos-negros

Foto: Fernando Halal

Na quarta-feira, 17, a docente Miriani Pastoriza realizou um seminário na FURG sobre canibalismo de galáxias e buracos-negros. Pela primeira vez em Rio Grande, Miriani palestrou sobre as interações, com foco entre galáxias massivas, como a Via Láctea, e galáxias menores, ou galáxias-satélite, como as Nuvens de Magalhães.

Durante o evento, a astrônoma apresentou um resgate histórico sobre a formação de galáxias, bem como o processo evolutivo das mesmas.

Sobre Miriani

Miriani Pastoriza foi a primeira mulher a obter o título de Astrônoma pela Universidade Nacional de Córdoba (UNL). Juntamente com seu orientador de doutorado, J. L. Sérsic, caracterizou um tipo de galáxia espiral, com núcleos peculiares, chamadas de Sérsic-Pastoriza. Em 1978 se exilou no Brasil devido ao golpe militar na Argentina e ao chegar ao Rio Grande do Sul enfrentou o desafio de desenvolver o Departamento de Atronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente professora emérita da instituição, Miriani foi nomeada Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências em 2007 e, no ano seguinte, foi condecorada com a medalha de Comendadora da Ordem Nacional do Mérito Científico.

 

 

Galería

A foto mostra a Miriani palestrando.

Astrônoma argentina palestra na FURG

Fernando Halal