46ª Feira do Livro

Segundo dia da feira teve nostalgia, poesia gaúcha e ginástica olímpica

Com pluralidade de atrações, a feira contou com bate-papo com ex-patronos no Espaço Literário marcando o segundo dia

Foto: Fernando Halal/Secom

O segundo dia da 46ª Feira do Livro da FURG foi marcado pela pluralidade de atrações. As atividades desta sexta-feira, 25, incluíram uma nostálgica reunião de ex-patronos, oficina de publicações independentes, declamações de poesias gaúchas e uma graciosa apresentação infantojuvenil de ginástica olímpica.

A programação teve início com a oficina Como publicar seu livro de forma independente, ministrada pelo autor e ilustrador Wagner Passos no Espaço Literário. Durante a feira, o artista rio-grandino, integrante do coletivo Usina das Artes, está à frente da exposição Cartunistas pela Liberdade, onde exibe sua obra ao lado de nomes como Edgar Vasques, Santiago e Alexandre Beck.

Em seguida, o mesmo Espaço Literário abrigou a quarta edição do Décadas de Histórias: Memórias da Feira do Livro da FURG. Desta vez, o evento foi dedicado ao atual patrono Péricles Gonçalves. Foi um animado bate-papo que reuniu os ex-patronos da feira Oscar Brisolara (2016), Dalva Leal Martins (2013) e Nilza da Fontoura (2005). O grupo recuperou algumas histórias e curiosidades de bastidores em suas experiências no comando de um dos principais eventos culturais da Zona Sul.

Na Rua das Crianças, o público infantil participou de atividades culturais de hora em hora desde as 19h.

No estande da Aprofurg e da Aptafurg, foi realizado o lançamento da Frente pela Escola Democrática, um coletivo apartidário que é composto por diversos núcleos da cidade ligados à educação. O lançamento foi marcado por uma roda de conversa sobre o tema. No espaço, ocorrem diariamente eventos e exposições de arte. Até o final da Feira do Livro estão previstas exposições fotográficas, de charges, cerâmicas e outras conversas.

Duas atividades distintas marcaram as atrações na Arena Cultural. A apresentação de ginástica com a Escola Semente Olímpica foi muito festejada e um dos pontos altos da feira até aqui. Com muita elegância e concentração, o grupo de meninas cravou saltos, distribuiu sorrisos e arrancou muitos aplausos do público com suas acrobacias.

A noite foi encerrada com o Encontro com o Autor, que recebeu a poetisa e declamadora Joseti Gomes. Um dos nomes mais destacados do Rio Grande do Sul no gênero, ela é vencedora de diversos festivais pelo Estado com sua obra lírica e voltada à força da figura feminina. Joseti falou ao público sobre seus momentos de inspiração e ressaltou o valor da liberdade na hora de escrever. “Os poemas têm estrofes de quantidades de versos diferentes, não seguem um formato definido. Minha escrita é livre”, destacou. A declamadora Liliana Cardoso teve participação especial, destrinchando a técnica da arte declamatória enquanto exibia interpretações pessoais da obra de Joseti. “Ela consegue nos direcionar para muitos lugares na universalidade de sua poética”, elogiou. A conversa também permitiu uma reflexão sobre o empoderamento feminino na sociedade tradicionalista. "Sentimos muito orgulho em dizer que somos fortes, batalhadoras e protagonistas da nossa tradição", disse Liliana.

Sábado na 46ª Feira do Livro da FURG

Com atividades a partir das 19h, a Rua das Crianças apresenta Karaokê Cantigas de Roda, do Caic; oficina de bonecos de tampinha, da ONG Laguna Azul Ambiental; Lendas urbanas, do Caic; e Canções dos Bichos, de Rock & Natureza. No Espaço Literário, a atração é o Sarau da Academia Rio-grandina de Letras, às 19h30. A Conversa com o Autor e as sessões de autógrafos começam às 21h. Em comemoração ao aniversário do Cassino, o show Solo Lunar, com o músico e compositor Lunar, encerra a noite na Arena Cultural.

 

Galería

Segundo dia da 46ª Feira do Livro da FURG