INSCRIÇÕES

Seminário sobre Gestão Ambiental Municipal inicia na quarta, 30

Tema “Refletindo na pandemia para construir futuros” será debatido até 9 de outubro

Nesta quarta-feira, 30, a partir das 15h, terá início o Seminário Virtual sobre Gestão Ambiental Municipal. Organizado pelo Projeto de Formação Continuada de Gestores Ambientais no contexto do Licenciamento Ambiental, o evento terá como tema “Refletindo na pandemia para construir futuros”.

Online e gratuito, o seminário é organizado em cinco conversas temáticas. Os interessados devem realizar inscrição neste link. Os encontros acontecerão no canal do evento no YouTube e serão acompanhados por intérprete de Libras.

O Projeto de Formação Continuada de Gestores Ambientais no Contexto do Licenciamento Ambiental é atividade de extensão realizada pela parceria entre a FURG, por meio do Laboratório Interdisciplinar MARéSS, e a Secretaria de Município de Meio Ambiente de Rio Grande, com recursos oriundos do Fundo Municipal de Meio Ambiente.

Confira a programação abaixo:

Quarta-feira, 30
1ª conversa temática: “O desmonte da política ambiental no Brasil e o desafio para a participação popular”

Debatedores: Carlos Alberto Seifert (UFRGS), Cristiane Faustino (Instituto Terramar/RBJA); Joelma Carla (Coletivo Mulheres Independentes de Surubim/IPJ). O debate será mediado por Tatiana Walter (FURG).

Participação cultural: Esteve Maris (poeta, acadêmico de Artes Visuais – Licenciatura/FURG, militante no Movimento de Casa do Estudante (MCE)).

Quinta-feira, 2
2ª conversa temática: “Licenciamento ambiental: ganhos e perdas para os municípios”

Debatedores: Alberto Fonseca (Observatório de Política Ambiental/UFOP), Andréia Struchel (Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas-SP), Cristiano Guimarães (IBAMA/ABAI/UFRJ). O debate será mediado por Rossana Chiaffitelli (SMMA-RG).

Participação cultural: Cleiton Oliveira (músico, professor de música no IFRS - Campus Alvorada)

Segunda-feira, 5
3ª conversa temática: “Direito às cidades sustentáveis”

Debatedores: Cintia Cruz (Associação Revolução dos Baldinhos), Helena Silvestre (Luta Popular), Lourdes Helena Schneid (Arquiteta, servidora Municipal de São Lourenço do Sul), Paulo Roberto Soares (Observatório das Metrópoles/PosGea-UFRGS). O debate será mediado por Caio Floriano dos Santos (FURG).

Participação cultural: Cléberson Milão (estudante de licenciatura Letras-Espanhol/FURG, militante ambientalista de São José do Norte e membro do Grupo de Agroecologia Econorte)

Quarta-feira, 7
4ª conversa temática: “Conectando Espaços Verdes Urbanos: luta, resistência e esperança”

Debatedores: Paulo Brack (UFRGS), Ana Paula Santos (Centro de Integração na Serra da Misericórdia), Juliano de Sá (CONSEA-RS). O debate será mediado por Jaqueline Durigon (FURG).

Participação cultural: Baeta, Rafael e Ramão (Baeta é compositor e músico multi-instrumentista e estudante de graduação em Agroecologia/FURG. Rafael é artesão, músico e estudante de Agroecologia/FURG. Ramão é compositor e músico multi-instrumentista, graduando em Letras-Português/FURG).

Sexta-feira, 9
5ª conversa temática: “A importância da diversidade na construção e decisão da política ambiental”

Debatedores: Jaqueline de Jesus (IFRJ/NDIVAS/ODARA), Samela Marteninghi (Associação de Mulheres Indígenas Sateré-Mawé), Cléberson Milão (Grupo de Agroecologia EcoNorte). O debate será mediado por Fabiane Fonseca (/FURG)

Participação cultural: Cléberson Milão (Libelo Cultural). 

 

Galería

Programação do seminário

1ª conversa temática