46ª Feira do Livro

Tradicionalismo gaúcho e debate sobre violência doméstica são destaques na quarta-feira, 29

Academia Rio-Grandina de Letras distribui livros em seu estande até o fim da feira do livro

Foto: Fernando Halal/Secom
Músicos tradicionalistas gaúchos no palco da feira

No início da noite desta quarta-feira, 30, os livreiros abriram suas bancas para mais um dia de literatura, cultura e muitas promoções. A 46ª Feira do Livro brindou os visitantes rio-grandinos e de cidades vizinhas com atrações para toda a família, entre elas o Encontro de Danças Tradicionalistas e o espetáculo teatral "Mulheres", com o grupo da Escola Prof. João de Oliveira Martins e o movimento He for She. Também aconteceu o I Seminário "Semente Científica", uma parceria do curso de Psicologia da FURG com a Escola Semente Olímpica. Na Rua das Crianças, houve Sarau da Garotada e o espetáculo Canções dos Bichos: Rock & Natureza. 

A programação começou em clima de manifesto, com a encenação do espetáculo "Mulheres" na Arena Cultural. A peça foi ensaiada ao longo do último ano na escola, visando à problemática da violência contra a mulher e a igualdade de gênero. Com texto e imagens fortes, a apresentação trouxe reflexões ao público, que reagiu com aplausos, em pé. 

As atividades gaudérias ganharam espaço em seguida, também na Arena Cultural, que se transformou em um grande galpão crioulo. O Encontro de Danças Tradicionalistas reuniu os CTGs Farroupilha FURG, Mate Amargo e Teatinos, que mostraram ao público belas exibições do folclore gaúcho. A Escola Arteira apresentou o número de dança "Pampeanos sem Fronteiras". 

No Espaço Literário, ganharam sessões de autógrafos as seguintes obras: "A Terra dos Magos e o Mistério de uma Guerra" (Sofia Führ Molter), "O Ciclo da Vida - O Sol se Tornando Cinza" (Fábio Guerra), "As Práticas Corporais na Cidade do Rio Grande/RS: Experiências Investigativas Durante a Formação Inicial de Professores em Educação Física" (Arisson Vinícius Landgraf Gonçalves e Gustavo da Silva Freitas), "Motocomix" (Maíra Colares), "Modos de Habitar: Diário de Percurso" (Beatriz Rodrigues), e “Formação de Professores e Práticas Educativas: Olhares e Reflexões" (Celiane Costa Machado, Denise de Sena Pinho, Elaine Corrêa Pereira, Joice Rejane Pardo Maurell, Leandro da Silva Saggiomo e Liliane Silva de Antiqueira). 

Doações na Academia

No espaço da Academia Rio-grandina de Letras na feira estão sendo doados livros publicados pela academia e textos escritos pelos membros da mesma. As obras são publicadas a cada dois anos pela Academia e já existem textos publicados na revista online no site

A atividade literária “Sua poesia vai à feira”, promovida pela Academia, teve sua 15ª edição durante a 46ª Feira do Livro. Criado em 2004, o concurso premia cinco poesias no tema da feira e cinco em tema livre. As inscrições para a atividade deste ano foram encerradas na última segunda-feira e a premiação acontecerá no domingo, 3, às 20h no Espaço Literário. Todos os participantes recebem certificados e uma cópia da antologia que reúne as poesias da edição.

Quinta na 46ª Feira do Livro da FURG

Nesta quinta-feira, 31, a Arena Cultural recebe o grupo de teatro do Instituto Estadual de Educação Juvenal Miller, com a peça “E se... fosse a última quimera?”, às 19h. Em seguida, às 22h, Edu Martins e o grupo Kiai Grupo fazem show. No Espaço Literário, às 19h, segue o I Seminário “Semente Científica”: O papel das atividades extracurriculares no desenvolvimento da criança e do adolescente, com Carolina França e Mikael Corrêa, de Semente Olímpica e curso de Psicologia da FURG. A sessão de autógrafos e conversa com autores começa às 21h. Das 19h às 22h, de hora em hora há atividades para o público infantil na Rua das Crianças.

 

Galería

Músicos tradicionalistas gaúchos no palco da feira.

Quarta-feira na Feira do Livro da FURG

Fernando Halal/Secom