Explorador polar

Trenó de vento é tema de palestra na FURG na terça, 30

Pesquisador espanhol abordou a coleta de dados através da plataforma

Nesta terça-feira, 30, o explorador polar Ramon Larramendi ministrou a palestra “Projeto Trenó de Vento, um triunfo da simplicidade” no Auditório João Rocha do Instituto de Oceanografia (IO) da FURG. Considerado uma plataforma móvel de investigação polar, o trenó de vento é conhecido por sua praticidade, flexibilidade, economia e versatilidade.

Na ocasião, o espanhol apresentou um resgate histórico do projeto que gira em torno da utilização do vento de modo eficiente para “navegar” pela superfície de gelo da Antártica. Larramendi comentou que as expedições anteriores serviram como base para estabelecer a plataforma articulada disponível atualmente. Segundo o pesquisador, “o primeiro desafio era realizar a primeira travessia na Antártica com um veículo movido por vento e, assim, foram percorridos 4,5 mil km”.

O docente do IO, Jorge Arigony, agradeceu a presença do pesquisador e salientou sua importância nas questões relacionadas ao trenó. “Nós temos um grande vazio de coleta de dados para melhorar os modelos de instabilidade na superfície de gelo da Antártica. Então tê-lo aqui é poder discutir o uso do trenó de vento para coleta de dados nas pesquisas que desenvolvemos na FURG”, comentou.

  

 

Galería

A foto mostra o explorador polar Larramendi em frente a um projetor que apresenta a introdução de sua palestra

Explorador polar palestra na FURG

Foto: Fernando Halal