Pertencimento

Workshop sobre Ilha da Torotama integra comunidades local e acadêmica

Evento abordou as diferentes perspectivas da ilha

A primeira edição do workshop “Ilha da Torotama em Perspectiva” foi realizada na quinta-feira, 29. A ação foi promovida pelo Núcleo de Estudos em Língua Portuguesa (Nelp) em comemoração aos 50 anos da FURG. O evento contou com a participação de estudantes da FURG e da comunidade da Ilha da Torotoma.

Idealizado pela docente Tatiane Pimpão e pela pós-graduanda Rubilaine da Costa, o objetivo foi abordar as diferentes formas de entendimento da ilha, através das perspectivas geográficas, linguísticas, artístico-culturais e econômicas.

A docente Tatiane, uma das organizadora do evento, desenvolve projetos na Ilha da Torotoma desde 2013. Segundo ela, o workshop foi pensado para “promover o conhecimento para quem não conhece e o reconhecimento para quem conhece, tudo isso a partir da ótica do morador”.

Estudante de pós-graduação em Gestão Ambiental em Municípios e moradora da Ilha da Torotoma, Rubilaine falou sobre o desconhecimento sobre a cultura e a diversidade da ilha. “Nós temos grande influência na cultura do município, seja futebol ou no carnaval, muitos talentos dentro da própria ilha. O objetivo foi mostrar para a população a participação da Ilha da Torotama no município”, comentou.

A programação do evento contou com apresentação de trabalhos com a temática da Ilha da Torotoma, roda de conversa com pescadoras locais, apresentações de dança, sobre o carnaval e o futebol da ilha, e leitura de poemas e contos de autores locais. 

 

Galería

A foto mostra as organizadoras em frente a um projetor falando para uma plateia sentada em cadeiras em um auditório.

"Ilha da Torotama em Perspectiva" é tema de workshop

Foto: Fernando Halal/Secom