COMEMORAÇÃO

Agenda Social do mês de março celebra temas relacionados a Mulher

Além da campanha Março Lilás, universidade também celebra o dia Mundial da água

Com o objetivo de dialogar e visibilizar temas sociais relevantes, o projeto institucional Agenda Social chega ao seu quarto ano de atividades. Uma de suas atribuições é estipular um calendário mensal de datas comemorativas, construindo campanhas para visibilizar e engajar a comunidade universitária em prol do debate de temas importantes; confira a seguir o calendário da Agenda Social para o mês de Março.

Campanha e evento

No dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher, data fixada ainda na década de 70 pela Organização das Nações Unidas (ONU), e que celebra as conquistas das mulheres no século XX. Considerando a importância do tema, o mês também estende sua atenção para a conscientização da prevenção do câncer de colo do útero, constituindo assim o que é chamado de Março Lilás.

Na FURG, o mês é inteiramente dedicado aos assuntos que orbitam o universo da mulher – em todas as suas formas de existência -, desdobrando-se em algumas atividades; neste ano, um dos temas destacados pela agenda social, neste segmento, é o combate à violência contra a mulher. Para destacar a importância do assunto, o projeto fixa junto às atividades de março a frase: “nenhuma mulher mais, independente da cor, ficará calada enquanto houver outras violentadas. Violeta é a cor que marca a luta da resistência ao roxo que você deixou”, da poeta-slammer Nivea Sabino.

Cronograma de atividades

Com ações permanentes e atividades programadas, o projeto Agenda Social inicia o mês com uma exposição de cartazes nos ônibus da cidade do Rio Grande, com produções de estudantes das escolas de Educação Básica do município, participantes do Projeto Mostra Cultural sobre Diversidade Sexual e de Gênero, sob organização do Gese. Ainda ao longo de março, a equipe da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS/Progep), realiza a ampliação da oferta de exames para coleta de citopatológico do colo uterino, além de oferecer orientações sobre saúde em geral.

Outra atividade permanente se chama “Doses de literatura”, que terá o objetivo de realizar indicações de livros de autoria de mulheres em suas pluralidades, privilegiando autoras locais e regionais. Mais detalhes sobre essa ação serão divulgados em breve.

Confira a seguir as atividades programadas por data de realização:

07/03 – Intervenção #NenhumaAMenos, com a participação da Palhaça Jujuba

Local: pavilhões acadêmicos do campus Carreiros.

Realização: Artestação e Diretoria de Arte e Cultura da FURG (DAC/Proexc).

08/03 - Oficinas na Jornada Pedagógica da Secretaria de Município da Educação da Cidade do Rio Grande (Smed).

Local: Escola Wanda Rocha, Cassino.

Realização: Gese.

11/03 - Roda de Diálogos “Maternidades, cuidado e feminismos”

Local: FURG-SLS

16/03 - Encontro Grupo Fênix valorizando o ser mulher.

Local: a confirmar.

19/03 – Primeiro encontro da edição 2024 do Projeto Escola Promotora da Igualdade de Gênero

Local: Ceamecim.

Realização: GESE.

19/03 - Sarau Lilás: versos de resistência

Local: Ceamecim.

26/03 – Oficina de Palhaçaria com Raquel Valério.

Local: Auditório das pró-reitorias.

Realização: DAC/Proexc.

27/03 – Oficina de Adereços com Margarida Rache.

Local: Auditório das pró-reitorias.

Realização: DAC/Proexc.

28/03 - Oficina Musical com Silvia Zanatta

Local: Auditório das pró-reitorias.

Realização: DAC/Proexc.

28/03 – Cortejo Lilás

Local: campus Carreiros

Realização: DAC/Proexc.

Obs: as inscrições para as oficinas dos dias 26, 27 e 28 serão realizadas via Sinsc. 

Com datas ainda a confirmar estão as atividades realizadas no campus de São Lourenço do Sul: o lançamento do Projeto “Ler Mulheres!”; e a chamada para organização do V Seminário das Mulheres do Campo, das Águas, Florestas e Cidades.

O Mês encerra com a data comemorativa do Dia Mundial da Água (22).

Projeto Agenda Social

A FURG em seu contexto multicampi realiza inúmeras ações, atividades e projetos, que dialogam com diferentes temáticas socioculturais, educativas e ambientais. Assim, com o propósito de visibilizar as produções, bem como celebrar a vida e manifestar os compromissos de luta e resistência, foi criada a Agenda Social da FURG em 2022.

O conceito é dialogar, informar e visibilizar datas que expressam o compromisso social da universidade, assim como criar campanhas que buscam compor uma programação coletiva e plural, sempre que possível em parceria com os municípios de Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha. 

 

Galería

Ações iniciaram nesta sexta-feira, 1, com a campanha de conscientização junto ao transporte público de Rio Grande

Divulgação