INFORME

Coepea aprova a atualização de normas acadêmicas e reconhece oficialmente a greve dos técnicos, professores e estudantes

Confira a resolução na íntegra ao fim desta nota

Na manhã desta sexta-feira, 26, o Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (Coepea) aprovou a atualização de três normas acadêmicas: Regime de Reposição de Conteúdo e Frequência (RRCF), Aproveitamento de Estudos e Regime de Exercício Domicilar (RED). As atualizações são fruto das discussões realizadas no grupo de trabalho criado pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e amplamente discutido com os Coordenadores de Curso.

Além destas pautas, em reunião ordinária e no limite de suas atribuições, o Coepea também deliberou acerca da greve das categorias docente e técnico-administrativas em andamento decidindo que ao final da greve estará garantido: (1) a reestruturação do Calendário Universitário com a reposição dos dias letivos deste período; (2) o direito à recomposição das disciplinas e atividades avaliativas para os estudantes em greve ou impactados pelo movimento; e, (3) a convalidação das atividades acadêmicas que tenham sido regularmente desenvolvida no mesmo período, atestadas pelas Unidades Acadêmicas diretamente envolvidas.

A decisão unânime dos membros do Conselho presentes reafirma o entendimento já adotado em greves ocorridas em períodos anteriores, como a greve de 2016, e confirma a posição da Universidade de que a adesão ou não a greve é um direito individual que deve ser respeitado. Desta forma, garante a continuidade das atividades àqueles que não aderiram ao movimento, consolidando o princípio de liberdade do exercício de cátedra, assim como a pluralidade de ideias e o respeito à diferença.

Neste sentido também, a Universidade tem se apresentado aberta ao diálogo, com os comandos locais de greve, vinculados às entidades sindicais, assim como, com seus servidores e estudantes, a fim de contribuir na manutenção do espaço universitário como um espaço democrático. A democracia, de forma alguma significa consenso, mas exige como seu próprio fundamento que o debate de ideias e de ações se dê dentro dos primados da liberdade, da igualdade, da legalidade, e da ética.

É nesta perspectiva que vem se dando a atuação do grupo de interlocução vinculado ao Gabinete da Reitoria, seja no acolhimento e na escuta das dúvidas e inquietações apresentadas pelos mais diversos atores; seja na articulação destas relações, demarcando, sempre dialogicamente, os limites – legais e éticos - e responsabilidades de todos envolvidos nas ações realizadas neste período de greve.

Deste modo, e de forma responsável a FURG reafirma seu compromisso com todos, na construção de uma Universidade plural, diversa e democrática.

Por último, de acordo com a pró-reitora de Graduação, Sibele Martins, a recomposição do Calendário será encaminhada pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd), por meio de uma proposição de ajuste e posterior orientação às unidades acadêmicas.

 Resolução