EXTENSÃO

Curso de Engenharia Civil recebe alunos da pré-escola

Grupo de crianças de 4 e 5 anos conheceu laboratórios de geotecnia e materiais de construção

Foto: Fernando Halal/Secom

Um grupo de alunos da Escola de Ensino Infantil Alcides Barcelos teve uma tarde diferente na última terça-feira, 27. Com idades entre 4 e 5 anos, os pequenos aprendizes conheceram os pavilhões da Escola de Engenharia da FURG, no campus Carreiros.

A visita foi guiada por engenheiros e bolsistas da EE, que se desdobraram para tentar explicar, de forma simples, algumas das principais atividades em desenvolvimento no espaço - e também sanar dúvidas dos mais curiosos.

A turma de Nível I B vem desenvolvendo em sala de aula uma pesquisa sobre construções, conforme explica a professora Camila Corrêa. O projeto nasceu do interesse das crianças em brincar de "construir torres e castelos", e a partir dessas inquietações elas foram levadas a pensar sobre possibilidades construtivas. Surgiu daí a ideia de visitar o curso de Engenharia Civil da FURG, intermediada pela Diretoria de Extensão Universitária.

Assim, as onze crianças conheceram o Centro de Pesquisa, acompanharam a produção de tijolos (comparados à confecção de um bolo de aniversário) e conheceram máquinas pesadas e um tanto barulhentas. Ao final do passeio, comemoraram as novas descobertas com suco, bolo e pipoca servidos pela equipe da Escola de Engenharia. Ainda houve entrega de brindes: cada um deles recebeu uma miniatura de animais marinhos moldada a partir da argamassa do laboratório.

"Tivemos um mês de preparações para encarar esse desafio, e pudemos contar com a ajuda dos bolsistas e sua criatividade no planejamento das atividades", explicou a professora e engenheira Flávia Mattos.

Para o diretor da EE, professor Cezar Bastos, a tarde foi bastante gratificante. "É a primeira vez que recebemos crianças pequenas na Escola, e o pessoal aqui ficou bem empolgado com a ideia. Essa aproximação com o público externo, desde o início até chegar ao Ensino Médio, é bem importante. Estamos de portas abertas para receber futuros interessados", disse.

 

 

 

Galería

Grupo de crianças de 4 e 5 anos conheceu laboratórios de geotecnia e materiais de construção

Fernando Halal/Secom