DOCÊNCIA

Em nova edição, Pedagogia Universitária discute papel do coordenador de curso

Encontro abriu nesta quinta-feira e segue até amanhã no auditório da Sead

Foto: Fernando Halal/Secom

Oportunizar uma reflexão sobre as ações do coordenador em seu espaço de atuação, seu percurso formativo e suas interações subjetivas entre docentes, discentes e unidade acadêmica. Este foi o principal objetivo do curso Pedagogia Universitária: Diálogos Necessários, iniciado na manhã desta quinta-feira, 11, no auditório da Sead. O encontro foi realizado através de uma parceria entre as Pró-reitorias de Graduação (Prograd) e de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Progep).

Os pró-reitores Lucia Anello (Progep) e Renato Duro Dias (Prograd) abriram o evento com uma mesa-redonda onde relataram suas experiências como gestores na FURG.

"Esses espaços de encontro - seja em processos formativos ou em reuniões ordinárias para discutir nossas questões estruturantes - são sempre importantes e de muito aprendizado. Acima de tudo, servem para melhorar a estrutura da universidade no que diz respeito ao fazer docente", apontou Lucia.

Para o pró-reitor de Graduação, até alguns anos atrás o processo de gestão "não estava expresso dentro do que seria a figura do docente", mas recentemente tem tido uma presença importante dentro das universidades. "Fico feliz por essa relação fraterna e solidária, em que podemos dividir as angústias que todos temos ao iniciar nossas atividades como coordenadores. São muitos desafios, e contar com uma variedade de relatos de experiências em processos de crescimento é muito bom", afirmou Renato Dias.

Também participaram desse primeiro momento as coordenadoras Ivone Regina Porto Martins, do Instituto de Educação (IE) e Fabiane Ferreira, da Escola de Engenharia (EE).

O evento segue nesta sexta-feira, 12, no mesmo local. O Pedagogia Universitária teve sua primeira edição em fevereiro, quando recebeu os novos servidores da FURG com o módulo Diálogos Iniciais. Foram abordados desafios pedagógicos, políticas estudantis, avaliação institucional e outros temas.

 

 

Galería

A imagem mostra duas pessoas, sentadas em poltronas, em um palco. Uma delas, Lucia Anello, fala ao microfone. O outro, Renato Duro Dias, olha para ela. À frente deles, há uma mesa de centro, com jarra e copos com água. Ao fundo, um púlpito onde se lê o nome da universidade: FURG.

Lucia Anello e Renato Dias relataram suas experiências como gestores da FURG

Fernando Halal/Secom