APRENDIZAGEM

Evento sobre pedagogia universitária recebe professores ingressantes na FURG

Mesas temáticas abordaram importância de processos de formação continuada

Foto: Divulgação

Com a indagação "O que um professor deve ensinar?", foi realizado o evento Pedagogia Universitária Diálogos Iniciais - Turma Paulo Freire, promovido pelas pró-reitorias de Graduação (Prograd) e de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Progep), por meio do Programa de Formação Continuada na Área Pedagógica (Profocap). O evento aconteceu nos dias 30 e 31 de maio e foi voltado às professoras e professores ingressantes na FURG nos anos 2021, 2022 e 2023. 

A mesa de abertura do evento contou com a presença do vice-reitor Renato Dias, da pró-reitora de Graduação, Sibele Martins, e da pró-reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, Lucia Anello. Cada um promoveu as boas-vindas aos docentes participantes do evento e destacou a relevância na participação de processos de formação continuada desde o ingresso dos/as docentes na universidade. Segundo suas falas, encontros como o da Pedagogia Universitária buscam romper com o isolamento e o sentimento de solidão pedagógica, além de oportunizarem o diálogo com seus pares, a discussão sobre a aprendizagem dos estudantes, a sua própria formação, a dimensão política e o compromisso social da universidade pública.

Ainda pela manhã, participaram da mesa temática "Docência e Aprendizagem no Ensino Superior", a pró-reitora de Graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), professora Fátima Cóssio, sob a mediação da professora Sibele Martins.

Pela tarde, no primeiro dia, aconteceram mais três atividades. Primeiro a mesa sobre "Políticas de Ação Afirmativa em Espaços Educacionais: estudos e perspectivas, realizada pela professora Cassiane Paixão do Ichi. Em seguida, a mesa intitulada "O Processo de Curricularização da Extensão na FURG", com a participação dos diretores de Extensão, André Lemes, e Pedagógico, Daniel Silveira, além da professora Rita Rache representando o Comitê de Extensão. A atividade de encerramento do primeiro dia aconteceu a partir da mesa intitulada "Flexibilização Curricular: a Oferta de Disciplinas EaD nos Cursos Presenciais", sob a condução da diretora de Avaliação e Desenvolvimento da Graduação (Diadg), Rafaele Araujo, a professora Denise Sena e a pedagoga Daniele Jardim, sob a mediação da Secretária de Educação a Distância (SEaD) da FURG, Zélia do Couto.

No dia 31, na parte da manhã, aconteceu a mesa "Saúde Mental dos estudantes da Universidade: algumas reflexões", com a participação do psicólogo da Prae, Mikael Almeida e da psicóloga clínica do Caps/Rio Grande, Adriana Gaya. Ademais, a mesa "Uma conversa com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae)", sob a condução da pró-reitora Daiane Gautério, da diretora Maria de Fátima da Silva e da coordenadora Joice Maurell, finalizaram as atividades pela manhã. Durante a tarde foram realizadas mais duas mesas temáticas, a primeira denominada "FURG para todes: caminhos para a inclusão", com a professora Kamila Lockmann do Instituto de Educação (IE) e a professora Simone Freire, Coordenadora de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidades (Caid) da FURG. Em seguida, as professoras Paula Ribeiro e Joanalira Magalhães do Instituto de Educação (IE), junto com a professora Ali Machado do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (Ichi) debateram sobre a temática intitulada "Gênero e Sexualidade como dimensões epistemológicas de uma universidade plural". Por fim, o Movimento Sindical Docente, a partir da conversa com integrantes da diretoria da Aprofurg, foi o último momento do evento.

O que é o Profocap
O Profocap é uma atividade permanente vinculada à Prograd e Progep. Foi implantado em 2008 e, desde então, foram realizadas diversas atividades envolvendo a comunidade universitária, especialmente os/as docentes da instituição. O objetivo geral é viabilizar um espaço de estudo e discussão de temáticas relativas à ação docente no ensino superior, aprofundando e produzindo novos conhecimentos.

 

 

 

Galería

Mesas temáticas abordaram importância de processos de formação continuada

Divulgação