FURG FM

FM Café retorna dia 13 com o tema Projeto Gurias na Ciência

Produção do programa está totalmente focada na integração multicampi das pautas

 

No ar há mais de 20 anos, o FM Café, tradicional programa da FURG FM, retorna ao ar na próxima segunda-feira, 13, às 13h. A transmissão ocorrerá ao vivo pelo Canal da FURG no Youtube, tratando do tema Projeto Gurias na Ciência, alusivo ao Março Lilás.

Nesta temporada, o programa será apresentado e produzido pelo jornalista José Bruno Bratti, que também é responsável pela operação técnica da live. “O FM Café trata essencialmente da divulgação das atividades da FURG em diversas áreas, levando também as informações à comunidade externa”, afirma Bratti.

O jornalista destaca ainda que além da informação científica e das pautas institucionais, o FM Café também mantém um olhar para o cenário cultural da cidade do Rio Grande, divulgando eventos e dando espaço para artistas. A atração conta também com a colaboração do estagiário de Jornalismo, Renan Ferreira.

O secretário de Comunicação da FURG, Law Tissot, reforça que a produção do programa está totalmente focada na integração multicampi das pautas. “O objetivo do programa é de integrar de forma permanente o trabalho de comunicação nos quatro campi da universidade, mostrando seus diferentes espaços e vivências à comunidade acadêmica”, completa o secretário.

O jornalista Otávio Chagas, que atua no Campus Santa Vitória do Palmar, diz que FM Café é outro passo importante para o projeto de concretização da multicampia. “Mais do que um canal, considero como uma rede de sujeitos interconectados pelas práticas universitárias em suas diferentes geografias e contextos. O programa nos permite conhecer as muitas realidades e formas de como a universidade é vivido, como suas práticas são produzidas e como os conhecimentos são elaborados. Penso esse espaço midiático como coletivo porque ele pluraliza as vozes e saberes, apresentando pautas não só de interesse específico da comunidade acadêmica, mas de interesse do público geral”,

Do campus São Lourenço do Sul, a jornalista Gabriela Schmalfuss Borges lembra que a FURG é composta por quatro municípios distintos, com realidades, ações e projetos diferentes. “É muito importante que a comunicação da universidade seja capaz de expressar ao seu público interno e externo, por diversos ângulos, o que é ser FURG. Acredito que isso acontece, principalmente, na construção de projetos em conjunto. Por isso, fico muito feliz com a oportunidade de me envolver e poder contribuir mais com a produção do FM Café, um espaço tão querido e tradicional ocupado pela comunidade universitária”, acrescenta.

A relações públicas do Campus Santo Antônio da Patrulha, Claudia Laguna de Souza, considera que ter à disposição um programa de tamanha importância como o FM Café, para divulgar os campi fora de sede, é muito valioso. “A rádio é um veículo democrático que atinge todos os públicos. Além disso é gratificante poder auxiliar na criação dos programas, mesmo estando fora do Campus Carreiros, pois essa produção une a equipe, trocando e crescendo ao mesmo tempo”, finaliza.

Confira a programação da semana

Segunda-feira, 13 de março: Projeto Gurias na Ciência

Neste FM Café, a conversa é sobre o Março Lilás, destacando o projeto de extensão da FURG intitulado Gurias na Ciência, do Programa de Pós-graduação em Química Tecnológica e Ambiental (PPGQTA).

Terça-feira, 14 de março: Exposição Mulheres e suas Lutas

O FM Café segue com mais um espaço para a programação da FURG do Março Lilás, destacando a exposição Mulheres e suas Lutas, que iniciou no dia 8. Antes, no início do programa, a equipe da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) traz informações sobre o período de habilitação dos candidatos para a lista de espera do Sisu 2023/1 na FURG.

 Quarta-feira, 15 de março: Assistência Estudantil

 Neste FM Café, a equipe da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) dá explicações sobre os editais de assistência estudantil e tira dúvidas quanto ao funcionamento dos RUs para a volta às aulas.

Quinta-feira, 16 de março: Acolhida Cidadã - 1ª rodada

Neste início do primeiro semestre letivo de 2023, o FM Café traz informações sobre as atividades da Acolhida Cidadã na instituição e os detalhes desta recepção aos estudantes na volta às aulas.

 Sexta-feira, 17 de março: Acolhida Cidadã - 2ª rodada

O FM Café termina a semana trazendo mais uma rodada sobre a acolhida aos novos estudantes, que integram o time FURG.