EXTENSÃO

FURG aprova alteração curricular em 58 cursos de graduação

Com o processo, 93% dos cursos oferecidos pela universidade tiveram seus currículos alterados

Foto: Divulgação

A aprovação da alteração curricular de 58 cursos da FURG, concretizada em duas reuniões recentes do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (Coepea), representou mais uma etapa do processo de curricularização da extensão nos cursos de graduação da universidade.

As Pró-reitorias de Extensão e Cultura (Proexc) e de Graduação (Prograd) vêm atuando em conjunto na operacionalização do processo de curricularização, de modo mais intenso, desde julho de 2021, com apoio do Comitê de Extensão, Comitê de Graduação e da Comissão de Curricularização. Em abril do ano passado, o Coepea aprovou a Resolução nº 29/2022 que determinou as diretrizes para as alterações dos cursos. Em seguida, foi publicada a instrução normativa que orientou o processo.

O diretor de Extensão, André Lemes, destaca que a construção desses documentos "foi amplamente dialogada com a comunidade universitária em encontros com as 13 unidades acadêmicas, com DCE, APG, Aprofurg, Aptafurg e, de modo aberto, com participação da comunidade externa, durante a realização do Seminário Institucional Sobre Inserção Curricular da Extensão na FURG".

Logo após a publicação dos documentos normativos, as Unidades Acadêmicas compuseram suas comissões internas de Curricularização da Extensão e iniciaram os debates internos e apresentação das propostas de alterações curriculares para seus cursos. Foram protocolados, junto à Prograd, processos de 62 cursos de graduação.

Considerando o volume inédito de processos, o Coepea criou uma comissão especial para coordenar o processo de avaliação das alterações curriculares para a curricularização da Extensão dos cursos de graduação da FURG, composta por membros da Proexc, Prograd e Comissão de Curricularização. De setembro a dezembro de 2022, a comissão especial analisou todos os 62 processos protocolados, com retorno formal, através de pareceres, a cada um dos cursos.

Para o reitor Danilo Giroldo, o processo de curricularização irá "aprofundar a relação da FURG com a comunidade e as suas demandas, além de, ao mesmo tempo, proporcionar uma formação em nível de graduação mais aprimorada e comprometida com os desafios sociais dos territórios em que a universidade está inserida".

"Este é um momento de celebração, pois conseguimos um percentual bastante grande na alteração curricular, foi uma grande vitória. E é também um momento de compromisso de implementação nos nossos cursos", avalia o pró-reitor de Extensão e Cultura, Daniel Prado. "A Extensão agora passa a ser um componente curricular obrigatório na formação dos nossos alunos. Só conseguimos avançar nisso pelo grande compromisso dos Comitês de Graduação, de Extensão, dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) e das Unidades Acadêmicas", completa.

“As coordenações de curso e seus NDEs trabalharam com afinco na inclusão da extensão como componente curricular obrigatório nos cursos de graduação e, junto a isso, revisaram e atualizaram seus projetos pedagógicos. As alterações dos currículos dos cursos da FURG foram bastante densas, produtos de muito estudo sobre legislações e currículos e centenas de reuniões”, evidencia a professora Luiza Silva, diretora de Avaliação e Desenvolvimento da Graduação.

Reuniões do Coepea
Em reunião ordinária do Coepea no dia 16 de dezembro de 2022, foram aprovadas as alterações curriculares de 27 cursos. São eles: Administração - Campus Rio Grande; Agroecologia; Arqueologia; Arquivologia; Física Bacharelado; Ciências Biológicas Licenciatura; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Comércio Exterior; Direito; Enfermagem; Engenharia Agroindustrial Agroquímica; Engenharia Agroindustrial Indústrias Alimentícias; Engenharia Bioquímica; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Produção; Hotelaria; Matemática Aplicada; Matemática Licenciatura; Medicina; Pedagogia EaD; Química Bacharelado; Química Licenciatura; Relações Internacionais; Tecnologia em Gestão de Cooperativas; Turismo; e Tecnologia em Eventos.

Já na reunião extraordinária do Coepea no dia 13 de janeiro de 2023, foram aprovadas as alterações de 31 cursos: Administração, Campus Santo Antônio da Patrulha; Artes Visuais Bacharelado; Artes Visuais Licenciatura; Biblioteconomia; Ciências Biológicas Bacharelado; Ciências Exatas; Engenharia Civil Costeira e Portuária; Engenharia Civil Empresarial; Engenharia Civil; Engenharia de Automação; Engenharia de Computação; Engenharia Mecânica Empresarial; Engenharia Mecânica Naval; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Física Licenciatura; Geografia Bacharelado; Geografia Licenciatura; História Bacharelado; História Licenciatura; Letras Português, Campus Rio Grande; Letras Português-Espanhol; Letras Português-Francês; Letras Português-Inglês; Letras Português, Campus São Lourenço do Sul; Pedagogia; Sistemas de Informação; Tecnologia em Gestão Ambiental, Campus Rio Grande; Tecnologia em Gestão Ambiental, Campus São Lourenço do Sul; Tecnologia em Toxicologia Ambiental; e Oceanologia.

Apenas três cursos não conseguiram concluir seus processos a tempo de o novo currículo ser ofertado para os estudantes que ingressarem em 2023. Eles seguirão os trâmites de aprovação e entrarão em vigência em 2024. Com esse processo, a etapa foi concluída com 93,54% dos cursos de graduação da FURG com seus currículos alterados. Os estudantes ingressantes em 2023 terão a oferta da extensão associada ao seu currículo formativo obrigatório.

Novas ações de extensão
Em paralelo ao trabalho da Comissão Especial, a Comissão de Curricularização, em trabalho conjunto com o Comitê de Extensão, trabalhou na elaboração de uma proposta de diagnóstico socioambiental participativo para levantamento de demandas junto às comunidades de abrangência da FURG, de modo a subsidiar o planejamento da oferta de novas ações de extensão no contexto do processo de curricularização.

O projeto, intitulado Diagnóstico Institucional do Trabalho Extensionista de Integração e Ação Social (DI-Teias), estruturou uma perspectiva metodológica para realização dessa importante ação institucional que dará sequência e qualificará o processo de diálogo e atuação da nossa extensão universitária junto às comunidades.

"É uma alegria, para todos nós extensionistas da FURG, vermos consolidado mais esse passo do processo de curricularização da extensão. Esse movimento já provou mudanças significativas nas estruturas dos cursos de graduação que, certamente, vão qualificar o processo de formação dos estudantes", destaca o diretor André Lemes. "Ao mesmo tempo, abre-se um conjunto de novas possibilidades de ações de extensão junto às comunidades das cidades da área de abrangência da FURG. Ainda temos muitos desafios pela frente, mas estamos certos de que esse processo marca uma quebra de paradigma na formação em ensino superior da FURG. E nossa meta é avançar para alcançar também os cursos de pós-graduação", conclui Lemes.