OBRAS

FURG assina novo contrato para ampliação da área do CCMar

Termo foi assinado pela empresa, pela Fundação Cidade do Rio Grande e pelo Centro de Convívio

Foto: Hiago Reisdoerfer/Secom

Na tarde desta quarta-feira, 3, realizou-se a celebração do novo contrato de ampliação da área física do Centro de Convívios Meninos do Mar (CCMar). Na oportunidade, estiveram presentes diversas autoridades da FURG, bem como representantes da prefeitura municipal do Rio Grande, Marinha do Brasil, Polícia Federal, Receita Federal, Polícia Civil, Brigada Militar e setor produtivo; além destas entidades, também estiveram presentes as partes responsáveis pela nova obra: a empresa contratada e o presidente da Fundação Cidade do Rio Grande, Torquato Pontes, instituição responsável pelo aporte dos recursos que serão investidos na construção.

Durante o encontro, o diretor do CCMar, Lauro Barcellos, destacou a importância de todos os presentes, no sentido de acreditar no futuro e na formação de jovens, em especial, oportunizando à comunidade em situação de vulnerabilidade social, uma possibilidade de transformação de vida. “Este complexo foi criado no intuito de servir à comunidade, através da educação. Nada do que se faz aqui é cobrado ou tem o intuito de arrecadar lucros; pelo contrário, dependemos muito da ajuda de amigos e de instituições que acreditam nesta causa e apoiam o CCMar”, completou o museólogo.

Ainda segundo o diretor, o dia foi ainda mais especial dado o contexto do processo de contratação para a realização da obra. “Estamos celebrando este momento ainda mais porque, há um ano, nos livramos de uma empresa que ganhou o processo licitatório, mas abandonou a obra. Fizemos todo processo de contratação via licitação de forma cuidadosa, seguindo todos os ditames legais; mas, ainda assim, acabou vencendo a disputa uma empresa que não cumpriu com os requisitos mínimos nos deixou na mão”, explicou Barcellos.

Nas suas palavras, o período junto à antiga empresa e o desenlace que resultou na paralisação das obras não prejudicou apenas aos servidores e colaboradores do CCMar, mas sim, em especial, as crianças da cidade.

De acordo com o pró-reitor de Planejamento e Administração, Diego da Rosa, momentos como este, de promover a assinatura de um contrato com todas as partes presentes e junto ao espaço que receberá a obra são de extrema importância. “É fácil transformar o processo administrativo como algo que possui um fim em si mesmo; ele é tão cansativo e cheio de detalhes que, se a gente não para e olha ao redor, o processo se torna apenas etapas em um papel. Hoje estamos cumprindo uma etapa, mas o que representa a assinatura desse contrato? Estamos fazendo uma obra, sim, mas é muito mais que uma obra, é um espaço que vai ser usufruído pelas crianças, muitas pessoas e muitos profissionais passarão por aqui no caminho da transformação das suas vidas; são muitas histórias que se iniciam neste momento”, contribui o gestor.

Por fim, os signatários do contrato realizaram a assinatura oficial do termo de prestação de serviços, celebrado com um pequeno coquetel para os presentes. Mais detalhes sobre a obra serão divulgados em breve, com o início dos trabalhos. 

 

Galería

Termo foi assinado pela empresa, pela Fundação Cidade do Rio Grande e pelo Centro de Convívio

Hiago Reisdoerfer/Secom