CAMPANHA

FURG colabora com doações para biblioteca itinerante do Instituto Afro Cultural Educacional Mães Negras

Espaço será inaugurado no próximo dia 25, no bairro Dom Bosquinho

Foto: Divulgação

O evento de inauguração da Biblioteca Itinerante Izabelle Valladares, organizada pelo Instituto Afro Cultural Educacional Mães Negras, acontece no próximo dia 25 de novembro, às 15h, no bairro Dom Bosquinho (Rua Alan Kardec, 1006).

O Instituto é formado por voluntários da comunidade civil e tem somado esforços em busca de parcerias para a constituição da referida biblioteca. Diversos setores da FURG estão apoiando, como o curso de Biblioteconomia, através do projeto de extensão "Colaborando com a Biblioteca Itinerante do Instituto Afro Cultural Educacional Mães Negras”, que está realizando uma campanha de arrecadação de livros de literatura, principalmente infantil.

Também colaboram a Editora e Gráfica da FURG, a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e o projeto Socializando a Leitura, do Instituto de Letras e Artes (ILA). Além destes, estudantes e professores, técnicos em educação e trabalhadores terceirizados de diversos cursos e setores doaram muitos livros.

Durante a campanha, foram alocadas caixas para coletas de livros nas portarias dos prédios de ensino do campus Carreiros, além de realizada a divulgação nas salas de aula e redes sociais, durante três semanas.

Como algumas pessoas sugeriram que continuasse a campanha por mais tempo, a coleta foi centralizada na portaria do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (Ichi) e nos pontos fora da FURG, que são endereços ou locais de trabalho de alguns integrantes do Instituto.

A Biblioteca Itinerante visa atender a população carente dos bairros da cidade do Rio Grande, que possui dificuldade de acesso a diferentes meios de informação e que não tem condições de ir até uma biblioteca; propõe a interação com o meio literário e a possibilidade de conhecer suas origens, seus ancestrais e principalmente a sua história através dos livros.

O Instituto Afro Cultural Educacional Mães Negras nasceu em 2022 da vontade comum de um grupo de pessoas, que convergiu para o objetivo de promover a educação e a valorização da cultura afro. Em 2023, criou a Biblioteca Itinerante Izabelle Valladares que tem por objetivo estimular e fomentar a leitura de autoras e autores negros, cujas histórias valorizem a cultura, educação, religiosidade, costumes, vivências e representatividade do povo afrodescendente, levando à população dos bairros a oportunidade de conhecer autoras e autores negros, que fazem diferença através de suas obras literárias.

Ela também se constitui como biblioteca comunitária, pois é uma iniciativa da comunidade para a própria comunidade, sendo ambiente de compartilhamento, troca e fluxos de informação, configurando-se em instrumento de democratização e inclusão informacional e social.

Mais informações sobre as ações do Instituto podem ser vistas no perfil do Instagram.

 

Card

 

 

 

Galería

Espaço será inaugurado no próximo dia 25, no bairro Dom Bosquinho

Divulgação