AGENDA SOCIAL

FURG realiza ações em alusão ao Dezembro Vermelho

Atividades seguem ao longo do mês e marcam também o Dia Mundial de Combate à Aids

O Dezembro Vermelho, campanha instituída pela Lei nº 13.504/2017, marca uma mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras ISTs (infecções sexualmente transmissíveis).  As ações têm como objetivo ressaltar a importância da prevenção, assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

De acordo com o Boletim Epidemiológico HIV/Aids 2022, Rio Grande ocupa a terceira posição entre os municípios com mais de 100 mil habitantes em casos de contaminação pelo vírus HIV.  Segundo a coordenadora do Serviço de Atendimento Especializado de Infectologia (SAE Infectologia), do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr da FURG (HU/FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Rossana Basso, este é o 5º. ano consecutivo em que a cidade aparece nas primeiras posições do ranking.

“Ações de testagem, divulgação de formas de prevenção e desmistificação do HIV são necessárias, urgentes e essenciais para mudarmos este sinistro cenário”, destaca a médica infectologista do HU.

Pensando nisso, a FURG promove uma série de atividades em alusão ao Dezembro Vermelho, com envolvimento do HU/FURG, da Faculdade de Medicina (Famed), Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) e Unidade Básica de Saúde da Família do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic).

Dia Mundial de Combate à Aids

Na última quinta-feira, 1º, ocorreu o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Para marcar essa data, o Caic realizou testes rápidos para detecção das ISTs (HIV, Síflis, Hepatite C e Hepatite B) e distribuiu preservativos masculinos e femininos para todos os usuários que buscaram atendimento. A ação aconteceu em dois períodos: manhã e tarde, mas a Unidade fornece a testagem durante todo o ano das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Já o HU-FURG/Ebserh, por meio do projeto “Pare o HIV”, coordenado pela infectologista Rossana Bastos, entregou laços vermelhos (símbolo da campanha contra a Aids), folders explicativos sobre medidas utilizadas na prevenção e atenuação da doença: a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), e afixou nos murais do Hospital materiais alusivos ao Dezembro Vermelho. Além disso, os profissionais do Serviço de Atendimento Especializado em Infectologia da Unidade estiveram presentes na audiência pública alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, na Câmara Municipal de Vereadores de Rio Grande.

Para além da data, é importante ressaltar que o Serviço de Atendimento Especializado em Infectologia do HU-FURG/Ebserh atua desde 1990 no atendimento multidisciplinar às pessoas que vivem com o HIV, para que através da ciência e do acolhimento, melhore a qualidade de vida dos pacientes. O serviço, localizado no 2º andar do Prédio Anexo (Acesso 7) do HU-FURG, na esquina das ruas General Osório e General Canabarro, é uma referência em tratamento do HIV/Aids, contemplando 21 municípios da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 53-3233.8841.

Ações de Conscientização

A Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) promove, no dia 16 de dezembro, uma roda de conversa às 17h, na unidade, com o foco no diálogo sobre a promoção e prevenção das ISTs e na saúde reprodutiva, além de passar orientações sobre a saúde sexual. Nesse contexto, os médicos de família e comunidade da DAS convidam todos os acadêmicos para se unirem ao debate.

Outra ação executada pela unidade foi uma roda de conversa  no dia 29 de novembro, com uma dinâmica para pequenos grupos na mesma temática, realizada com os estudantes  do Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCmar) - projeto de extensão da FURG, que oferta cursos profissionalizantes a jovens de 14 a 17 anos de baixa renda.

Projeto de extensão

A Famed, por meio da Liga Acadêmica de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (LiARDI), realiza a segunda edição do projeto de extensão referente ao Dezembro Vermelho, “LiARDIalogando”,  em parceria com a Liga Acadêmica de Clínica Médica (LACM), que trata de temas como HIV/Aids e demais ISTs.

A ação de extensão contará com uma atividade no próximo sábado, 10, no Praça Shopping, das 13h às 20h, para dialogar com a população que estiver no local sobre a prevenção dessas doenças, além de repassar informações sobre como acessar adequadamente o Sistema Único de Saúde (SUS) para usufruir dos métodos de profilaxia e testagens.

Além disso, as ligas acadêmicas irão postar informações ao longo de todo o mês com informações sobre o Dezembro Vermelho, em suas páginas do Instagram. Também haverá episódios especiais do podcast “Minuto do LiARDIalogando”, a serem disponibilizados tanto no Spotify quanto nas redes sociais da LiARDI, com a abordagem de aspectos úteis referentes ao tema.

Segundo o acadêmico de Medicina do 4º ano da FURG; Diretor geral e Diretor de Extensão da Liga Acadêmica de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (LiARDI) e coordenador da Liga Acadêmica de Clínica Médica (LACM), Eduardo Soares Machado, o objetivo do projeto é fazer com que a parceria entre as referidas ligas acadêmicas proporcione uma mobilização social para dialogar sobre HIV/ Aids, a diferença entre os termos, e também dos modos de prevenção combinados para outras ISTs, como sífilis e hepatites B e C.

O movimento conta com o apoio do Serviço de Infectologia do HU-FURG/Ebserh, do Praça Shopping e também da coordenação do curso de Medicina da Famed.