DIA INTERNCIONAL DA MULHER

Março Lilás tem programação multicampi e voltada para o encorajamento das mulheres

Projeto Agenda Social foi inspirado na força do coletivo para a realização das ações

Mais um mês de março se inicia e, com ele, a FURG vive o Março Lilás 2022. Neste ano as ações voltadas à luta, resistência e existência das mulheres estão atreladas ao projeto Agenda Social. Como explica a comissão organizadora, “o Março Lilás tem sido uma experiência de encontros, daqueles que transformam a gente, que multiplicam ideias, que alargam nosso compromisso social e reiteram a compreensão de que nossos fazeres precisam ser alimentados por muitos sonhos e esperança. A força do coletivo na organização de ações para o Março Lilás dos anos anteriores nos provocou a organizar o Projeto Agenda Social da FURG. Este projeto tem o propósito de visibilizar nossas produções, celebrar a vida e manifestar nossos compromissos de luta e resistência. O Março Lilás nos mostra que tudo isso é possível”.

A edição deste ano tem como tema “Sobre as múltiplas formas de ser mulher: encorajamento e ousadia” e como frase norteadora, “Precisamos encorajar mais mulheres a se atreverem a mudar o mundo”, de Chimamanda Ngozi Adichie.

Para a gestão da universidade, o 8 de março representa o compromisso da FURG com a luta e as reivindicações das mulheres para que tenhamos uma sociedade equânime e justa. “Neste sentido, lançamos a campanha do Março Lilás, em parceria com diversas instituições e entidades dos municípios em que a FURG atua. É Chimamanda Adichie quem dá voz à urgência em encorajar mais meninas e mulheres a transformarem as realidades em que se inserem, e a FURG soma-se, mais uma vez, a muitas vozes que defendem os direitos da mulher e que ousam sonhar com essa necessária transformação. Assim, a universidade abre espaço para iniciativas que priorizam o empoderamento e o protagonismo das mulheres nos mais diversos campos do conhecimento e da cultura, evidenciando as múltiplas dimensões do ser mulher. A todas que fazem possível esse movimento em nossa comunidade, desejamos um mês de importantes, produtivos e afetuosos encontros”.

Ações multicampi

A programação do Março Lilás 2022 integra os municípios em que a FURG está presente, com a intenção de dar visibilidade as ações que acontecem em São Lourenço do Sul, Santo Antônio da Patrulha e Santa Vitória do Palmar. Um dos compromissos do Projeto Agenda Social é visibilizar essa identidade multicampi que a universidade tem, se caracterizando como um aprendizado diário, já que a FURG tem 40 anos de história solo para 10 existindo em outras cidades.

Programação

A programação do Marços Lilás 2022 envolve todos os campi da FURG, coletivos, sindicatos, atividades virtuais e presenciais, exposições, ações nas redes sociais da universidade e dos campi e quatro programas do FM Café com pautas voltadas às mulheres. Confira abaixo a programação completa.

O FM Café vai levar ao ar quatro programas especiais, nas terças-feiras do mês de março. No dia 8 a pauta será “Mais uma vez Março Lilás” com a participação do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese) e da comissão do projeto Agenda Social da FURG. No dia 15 a pauta será sobre as exposições “Marítimas” e “Direitos Sociais de Mulheres e Meninas na pandemia”, com a participação das autoras da revista Zine Marítimas e técnicos em educação do Centro de Atenção a Criança e ao Adolescente (CAIC), Diretoria de Arte e Cultura (DAC) e Ouvidoria da FURG. No dia 22 estarão em pauta os direitos sociais das mulheres, com a participação da Elisa Celmer, coordenadora da Coordenação de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidade (CAID) e convidadas. Na última terça-feira do mês, dia 29, a pauta será o mapeamento das políticas de proteção às mulheres, com a participação dos gestores municipais de Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha, Santa Vitória do Palmar e São Lourenço do Sul. O programa FM Café vai ao ar às 13h pelo canal da FURG no Youtube.

Também acontece no canal da FURG no Youtube, no dia 8, às 18h, o lançamento de dois livros em comemoração aos 20 anos do Gese. As obras lançadas serão “ (Re)Existir, (Re)Inventar, Pesquisar: entrelaçamentos de corpos, gêneros e sexualidades” e “ Estratégias de resistência nas escolas: experiências com o debate de gênero e sexualidade”. O evento terá a participação da professora Silvana Vilodre Goellner.

Uma playlist intitulada “Uma dose de coragem e ousadia por dia” foi enviada via sistema pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), no período de 2 a 6 de março.  No perfil oficial da FURG no Instagram acontecerão diversas ações e publicações voltadas ao Março Lilás 2022.

A programação contará também com duas exposições. A Exposição Marítimas acontece de 14 a 31 de março, em espaços da universidade, é um convite ao encontro com a produção escrita e visual de mulheres que ousaram publicar na revista Zine Marítimas, uma ideia que nasce e acontece com mulheres. Criada em Rio Grande, em janeiro de 2021, por Juliana Blasina, Lidiane Dutra e Suellen Rubira, Marítimas é uma revista literoartística feita inteiramente por mulheres, desde sua curadoria e editoração. Em seu ano 1, o zine lançou quatro volumes nos quais publicou 75 autoras de diferentes lugares do Brasil. Para o segundo ano, as editoras planejam três novos volumes e diversas ações de divulgação do zine e de suas autoras.

A segunda Exposição será “Direitos Sociais de Mulheres e Meninas na Pandemia”, que deriva do projeto direitos sociais de mulheres e meninas, uma parceria entre pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e Ouvidoria, envolvendo técnicos em educação do CAIC e DAC, tendo como objetivo difundir os direitos das mulheres e meninas, com o intuito de prevenir e coibir a violência. No mês de março o projeto propõe uma exposição buscando provocar a reflexão crítica sobre a temática, fomentando além da reflexão, a ação transformadora, na vida de mulheres e meninas, incentivando que em situações de violação de direitos, denunciem e busquem apoio da Rede de Proteção Social do município. A exposição inicia pela Escola e Unidade de Saúde do CAIC/FURG e abrangerá as Escolas Municipais e Estaduais da rede pública, da zona oeste de Rio Grande.

No dia 8 de março, a Secretaria de Educação a Distância (Sead) promove o podcast “Prelúdio Lilás”, com a publicação do primeiro episódio "A presença das mulheres na EaD” com as convidadas Gisele Ruiz e Joanalira Magalhães. O programa pode ser acessado pelo Sala Podcast e pelo Spotify. Os próximos episódios serão lançados em 15, 22 e 29 de março.

O projeto “Socializando a Leitura” durante o mês de março, promove "Tenda do Terror" com publicações sobre as mulheres que se fazem presentes no gênero terror. As publicações podem ser acessadas pela página do projeto no Instagram e no Facebook.

As edições do programa Paralelo 30 irão dialogar sobre a temática das mulheres, os direitos, as lutas e as resistências. O programa pode ser acompanhado pelas mídias sociais @paralelo30aptafurg. O Sindicato dos Técnicos Administrativos em Educação (Aptafurg) participará do Março Feminista, que acontece no dia 8 de março, no Largo Dr. Pio. Além disso, promoverá reuniões nas unidades da FURG com conversas sobre assédio moral.

A ação Rio Grande por Elas acontece no dia 8, das 11h às 18h, em frente à Prefeitura Municipal com serviços, palestras e atrações culturais. Já no balneário Cassino, ocorre às 10h, na Avenida Rio Grande ao lado do estúdio de verão da rádio Oceano, a abertura do marco simbólico do Memorial das Vítimas de Feminicídio, que leva o nome de Fabiane Disidério Lopes. A cada seis horas uma mulher é assassinada no Brasil pelo simples fato de existir. Essa informação não pode ser levada em números, são mulheres que têm suas vidas tomadas e famílias que são desmembradas. São vidas que deveriam ser longas e seguras, mas que não encontram em nossa sociedade a segurança necessária. Essa é a história de Fabiane, que infelizmente como muitas outras, tiveram suas escolhas apagadas e suas vidas tomadas. O ato simbólico tem o objetivo manter essa memória presente e em alerta.

Nos campi, outras ações acontecem em alusão ao Março Lilás. Em Santo Antônio da Patrulha terá um “Talk Show”, no dia 8 promovido pela Liga do Câncer e no dia 27, a ação Domingo Cultural que terá como temática central as mulheres e contará com a participação de uma tenda da FURG entre as atrações disponíveis ao público. Em São Lourenço do Sul, o programa Vozes do Campo traz como pauta “As mulheres do campo na política: lutas e conquistas que fazem a diferença”. A entrevistada será a vereadora Iasmin Roloff, de Canguçu - a mais jovem eleita no município, com 24 anos de idade. Iasmin é agricultora, técnica em Agroecologia, egressa da Educação do Campo da Escola Família Agrícola da Região Sul. A próxima edição do programa já está sendo organizada e terá como pauta “Educação, Direitos das Mulheres e Violência de Gênero". O programa Vozes do Campo pode ser ouvido pela Rádio São Lourenço AM 1190.

Já em Santa Vitória do Palmar, acontece no dia 16 de março uma roda de conversa virtual promovida pela direção do campus, pelo Coletivo Maria Carolina de Jesus e pelo Grupo de Pesquisa Interseccionalidades e Decolonialidade nas Relações Internacionais (Inderi). A conversa terá a participação da assistência social do município, da promotoria e duas professoras que trabalham com a temática da equidade de gênero, para um diálogo sobre políticas públicas e equidade de gênero. Ainda no mês de março o Coletivo Maria Carolina de Jesus estará visibilizando frases da escritora que dá nome ao coletivo, como uma forma de compartilhar pela escrita registros do cotidiano de tantas mulheres. Além disso, o campus organizará uma ação para pensar as mulheres, a maternidade e a academia durante a semana da Acolhida Cidadã. A roda de conversa acontecerá na página do campus no Facebook.

Projeto Agenda Social

A FURG em seu contexto multicampi realiza inúmeras ações, atividades e projetos, que dialogam com diferentes temáticas socioculturais, educativas e ambientais. Assim, com o propósito de visibilizar as produções, bem como celebrar a vida e manifestar os compromissos de luta e resistência, foi criada a Agenda Social da FURG.

O conceito é de dialogar, informar e visibilizar datas que expressam o compromisso social da universidade, assim como criar campanhas que buscam compor uma programação coletiva e plural, sempre que possível em parceria com os municípios de Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha.

Com o intuito de estar presente ao longo de todo o ano na organização de trabalhos e ações da comunidade acadêmica, o projeto lançou um planner e calendários mensal e anual, que estão disponíveis neste link.