ESCOLA DE QUÍMICA E ALIMENTOS

Primeira edição do Viva a EQA reúne cerca de 180 alunos do Rio Grande

Tarde de atividades no campus Carreiros buscou despertar o interesse dos estudantes pela química

Foto: Fernando Halal/Secom

Em uma tarde de aula bastante fora do comum, um grupo de jovens estudantes do Rio Grande/RS aprendeu a fabricar perfumes, apagou um incêndio e até ajudou a desvendar um crime - tudo isso com a ajuda da química.

A primeira edição do Viva a EQA, evento realizado na tarde de quarta-feira, 21, movimentou os corredores e salas da Escola de Química e Alimentos (EQA) no campus Carreiros da FURG. Divididos em oito grupos, quase 180 alunos do ensino médio e do 9º ano do ensino fundamental acompanharam as atividades desenvolvidas nos pavilhões do prédio.

Entre elas, estiveram demonstrações de experimentos e curiosidades que caracterizam as profissões de Química (Bacharelado e Licenciatura) e as Engenharias Química, Bioquímica e de Alimentos. As ações foram marcadas pelo lúdico e visaram despertar o interesse do público estudante a ingressar nas carreiras desenvolvidas pela EQA.

Dentre os experimentos propostos em cada laboratório, houve oficinas de produção de perfumes, controle de qualidade de alimentos e reações químicas com nitrogênio e outros elementos. Um dos momentos mais curiosos ocorreu no Laboratório de Química Analítica, que sediou a simulação de uma cena de crime. Com as luzes apagadas, os alunos conheceram técnicas de perícia que incluíram análises e substâncias detectoras de fluidos corporais, como sangue.

"Esperamos que os participantes, ao descobrirem este mundo da química, sintam-se atraídos e informados sobre as infinitas possibilidades que esta área proporciona", afirmou o diretor da EQA, professor Felipe Kessler. "Começamos a perceber que os estudantes ficavam encantados com a estrutura da FURG, nas visitas que faziam à universidade. A intenção do evento é dizer a eles que tudo isso estará aqui quando vierem para cá", acrescenta o diretor, que pretende tornar o Viva a EQA parte do calendário da Escola.

No restante da tarde, outras minioficinas buscaram estimular o interesse científico e tecnológico e a atuação profissional em Engenharia Química. Quem conduziu as atividades foram os professores e professoras da EQA, dispensados das aulas devido à realização da Semana Acadêmica, que envolve apenas estudantes da graduação e pós-gradução.

Ao final, foi servido ao grupo um coffee break no auditório do prédio. As visitas foram previamente agendadas e o público visitante veio do IFRS e de escolas das redes pública e privada do município.

 

 

 

Galería

Tarde de atividades no campus Carreiros buscou despertar o interesse dos estudantes pela química

Fernando Halal/Secom