INTERNACIONAL

Professora da FURG apresenta palestra para a Cátedra de Design, Arte e Ciência através da Rede MediaLab/Brasil

Apresentação terá como tema “Lugares de Paisagem: o pampa, a ecologia, o feminino e o passado”

A professora da FURG, Janice Martins Appel, apresentará nesta segunda-feira, 4, às 17h, uma palestra para a Cátedra de Design, Arte e Ciência sobre suas proposições poéticas exibidas em exposições, festivais de arte na Espanha e Senegal. A palestra será conferida por meio da Rede MediaLab/Brasil – disponível neste link -, e terá como tema Lugares de Paisagem: o pampa, a ecologia, o feminino e o passado.

O conjunto de trabalhos apresentados corresponde aos anos de 2018 a 2023 e provoca uma reflexão sobre paisagem na produção de poéticas artísticas contemporâneas em diálogo com a geografia, ecologia, sociologia, história e antropologia. Eles foram exibidos em Selva Pampa - Centro del Carmen Cultura Contemporânea (CCCC) - Valência, Espanha (2023); Ecología El Mal Necessarí - Fundación Laposta - Valência, Espanha (2023); Jardín em Movimiento Flamenco -  Territoires et Identités - Dakar, Senegal (2023); e Assud, Azud, Açude - Festival de Arte Vilanova DAlcolea, Espanha (2018).

A cada semestre, a disciplina da Cátedra desenvolve diferentes temas. Neste primeiro semestre de 2024, a palestra terá como tema “Paisagens Híbridas”, noção que se baseia na integração das ecologias ambiental e digital para atribuir diferentes significados à habitabilidade das paisagens a partir da memória como uma ação coletiva, contínua e presente, interativa e participativa.

A palestra é aberta a toda a comunidade interna e externa da FURG interessada em pesquisa sobre Paisagens Híbridas, envolvendo a produção científica do campo da arte sobre o bioma pampa e o mundo. O evento terá mediação da professora Luisa Paraguai (MediaLab/PUC Campinas) e de Pablo Gòmez Granda (Universidad Jorge Tordeo Losano).

Espera-se que a partir das conversas geradas no interior da Cátedra, os alunos sejam capazes de investigar a atualidade e a inovação nos sistemas de conectividade e refletir sobre as possibilidades de interação tecnológica, local, regional e global.

Sobre a Cátedra de Design, Arte e Ciência

A Cátedra de Design, Arte e Ciência propõe-se como um espaço transdisciplinar aberto no qual se partilham conhecimentos diversos em torno da convergência entre ética, estética e conhecimento científico. Esta atividade acadêmica está vinculada à proposta da Cátedra Unesco que, com o mesmo tema, foi apresentada ao Itamaraty colombiano e aos escritórios da Unesco em Paris em 2021.

A Cátedra explora as relações profundas, significativas e criativas entre design, arte e ciência, e propõe examinar a intercomunicação através de práticas interdisciplinares, que ampliam os limites da compreensão e da invenção e propõem novos desafios na forma como observamos o mundo.

*Estagiária sob supervisão do jornalista Hiago Reisdoerfer