RECONHECIMENTO

Professora da FURG recebe título de cidadã rio-grandina

Maria do Carmo Galiazzi foi homenageada pelo vereador André Lemes

Em comemoração aos 268 anos da Câmara Municipal de Rio Grande, o parlamento realizou a cerimônia de outorga do título de cidadão rio-grandino na quinta-feira, 12. A solenidade foi realizada no Cidec-Sul e contou com a participação de autoridades da cidade e associações.

Considerada a maior distinção dada pelo legislativo, o título de cidadão rio-grandino foi concedido a pessoas que fixaram raízes na cidade e se destacaram nas mais diferentes atividades. A professora Maria do Carmo Galiazzi recebeu a honraria por suas contribuições à educação do município.

Natural de Veranópolis/RS, Maria do Carmo Galiazzi atuou como docente na FURG até 2017, ano de sua aposentadoria. Durante os 33 anos dentro da universidade, a professora se dedicou à formação de docentes, foi coordenadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e do projeto Cirandar, voltado para a discussão do currículo escolar. Atualmente participa como professora voluntária em cursos de graduação e pós-graduação da FURG.

Ao receber a homenagem proposta pelo vereador André Lemes, Maria do Carmo agradeceu o acolhimento da cidade. “Vocês nos acolhem com afeto ao nos mostrarem o mar, o vento, a travessia, a lagoa. Eu já estava encantada com tudo isso quando precisei trabalhar. Foi quando vocês me ofereceram quadro, giz, e os estudantes rio-grandinos. Eu queria agradecer especialmente a vocês que nasceram aqui, e que nos acolhem como se nós, desde nossa chegada, fôssemos rio-grandinos”, disse a professora.

A presidente da Câmara, Andréa Westphal, agradeceu aos novos cidadãos rio-grandinos pela escolha de viverem na cidade. “Essas pessoas não nasceram aqui, mas escolheram viver aqui. Eu agradeço muito por tudo o que vocês fizeram, pela doação e pela escolha feita de viver aqui de forma íntegra”, declarou. Na ocasião, também foram entregues as medalhas de Mérito Comunitário a personalidades que se destacaram por seu trabalho em prol da sociedade.