INCLUSÃO

Programação da Agenda Social inclui ações institucionais para todo o ano de 2024

Em sua segunda edição, Fórum Miradas abordará importância dos direitos humanos

Foto: Hiago Reisdoerfer/Secom

"Quem não se movimenta, não sente as correntes que o prendem". A frase da filósofa e economista Rosa Luxemburgo remete diretamente ao projeto institucional Agenda Social, que chega ao seu quarto ano de realização pela FURG.

Através da celebração de datas, projetos, ações e campanhas que expressam o compromisso social da universidade, a Agenda busca compor uma programação coletiva e plural com as diversas unidades da FURG - sempre que possível em parceria com os municípios do Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha, onde a universidade está presente. A coordenação do projeto se dá por meio de uma união entre o Gabinete da Reitoria, Secretaria de Comunicação (Secom), Diretoria de Arte e Cultura (DAC) e a Coordenação de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidades (Caid).

"A Agenda Social é um convite a estar em movimentos de luta e resistência contra as injustiças humanas e sociais", afirma Débora Amaral, integrante da comissão permanente e diretora de Arte e Cultura da FURG.

Para a coordenadora de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidades da FURG, Simone Grohs Freire, há uma "imensa afinidade" entre o trabalho que a Caid realiza e os temas da Agenda Social. "São temas diretamente relacionados às ações afirmativas, à diversidade, às ações inclusivas, enfim, aos direitos humanos. De alguma forma, a Agenda também concretiza as ações que a Caid e a comunidade acadêmica vêm desenvolvendo. A Agenda hoje é um instrumento fundamental dentro da FURG não só para consolidar esse projeto democrático, como também para dar visibilidade a esse trabalho que todos nós fazemos diariamente dentro da academia", comenta.

Dentro da programação, a grande novidade este ano é a realização da segunda edição do Fórum Miradas. Com o slogan "Mirar em Movimento: Educar e Transformar", em 2024 o evento abordará o tema direitos humanos, em um convite a revisitar o "direito a ter direitos", como relatou a filósofa Hanna Arendt, por meio de múltiplos encontros e movimentos.

"Este ano a Agenda Social vem para desenvolver ações conectadas ao tema direitos humanos, consolidando a realização do Fórum Miradas como um evento presencial da Agenda com a comunidade interna e externa", pontua a assessora de Projetos Estratégicos da universidade, Letícia Chaplin. "O primeiro Fórum, realizado no ano passado, abordou a pauta do Dia da Conscientização do Transtorno do Espectro Autista, e em 2024 a ideia é realizar um encontro em que conversem diversas pautas e abordagens sobre os direitos humanos. Miradas em Movimento: Educar e Transformar é nosso elo, é o fio condutor que coloca as pessoas para mirar as diversidades que nos constituem e, nesse movimento, transformar realidades por meio da valorização da educação em todas as suas expressões: no ensino, na pesquisa, na extensão, na cultura, na inovação. Esperamos um ano bem bonito para a Agenda Social da FURG", completa Letícia.

Coordenador de Comunicação da Secom, Guilherme da Luz diz que "é interessante observar - além da importância institucional da Agenda Social, como uma comissão nomeada pelo Gabinete da Reitoria - que a maior parte das nossas ações acabam dando visibilidade para projetos que se situam dentro da própria universidade, o que me parece evidenciar que a FURG, com suas peculiaridades comunitárias e extensionistas, é em si uma agenda social".

Formulário
A comissão permanente publicou um formulário online para convidar e mapear ações que irão integrar as propostas da agenda 2024. Acesse aqui e cadastre o seu projeto.