PREVENÇÃO

Projeto de extensão promove formação para professores sobre consequências do uso de psicoativos

Primeira edição da iniciativa aconteceu nos dias 3 e 10 de outubro, na Escola Estadual Emilio Mallet

Foto: Divulgação

Considerando os problemas relacionados ao uso de drogas, em especial as consequências decorrentes de substâncias psicoativas e seu impacto na sociedade, a professora Cristiane Marcos, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), concebeu e coordena um projeto de extensão voltado para a capacitação de professores da rede pública acerca dos efeitos danosos destes entorpecentes. Nos dias 3 e 10 de outubro, aconteceu a primeira edição da iniciativa, junto à Escola Estadual Emilio Mallet.

De acordo com a docente, o projeto visa a prevenção e a conscientização social por meio da educação e da ciência. Ainda segundo a coordenadora, os objetivos do projeto contemplam, também, a capacitação dos professores acerca dos aspectos biopsicossociais envolvidos nos problemas relacionados ao uso de drogas; além da difusão de informações sobre os tipos de tratamento e os locais disponíveis no município; da promoção de estratégias lúdicas para auxiliar na abordagem do tema na escola; e, por fim, promover a formação de estudantes de graduação para dialogar sobre drogas no ambiente escolar.

O projeto é desenvolvido com base no modelo de oficinas temáticas que abordam o tema de forma direta e indireta. A ação envolve também a participação dos professores Daza Filgueira e Emanuela Aumonde, do ICB; e Vanise Gomes, do Instituto de Educação (IE); e dos estudantes: Isabel Spies e Raquel Kunzler (Medicina); Julie da Silveira (Licenciatura em Ciências Biológicas e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências Fisiológicas); Lunox Peron (Ciências Biológicas); Merlyn Maidana (doutoranda Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental e professora de Ciências e Biologia na rede municipal); e Mariane Soares (doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde e coordenadora da Atenção Básica na Secretaria de Saúde de São José do Norte).