DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Projeto submetido pelo grupo Gurias na Ciências é aprovado em edital do MCTI

Ação visa oferecer ciclo de palestras para professoras e estudantes da rede estadual de ensino médio

A equipe do projeto de extensão "Representatividade Feminina, Divulgação Científica e Inserção Social a partir do PPGQTA: Gurias na Ciência" teve um projeto de trabalho aprovado no edital do Programa Futuras Cientistas, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação (MCTI), para receber nas dependências da Escola de Química e Alimentos (EQA) e do Centro Integrado de Análises (CIA), professoras e alunas da rede estadual do ensino médio. A ação visa realizar junto com este grupo uma imersão com palestras, explanações teóricas e atividades em laboratórios de química durante todo o mês de janeiro de 2024.

O projeto aprovado tem como título "Química Forense e Violência Contra a Mulher, por Gurias na Ciência", com foco na dependência química como um dos fatores mais frequentemente associados à violência contra as mulheres. As palestras incluirão os seguintes temas: 1. Mulheres Cientistas Laureadas e Gurias na Ciência - Luísa Reinhemer (FURG); 2. Violência contra a Mulher - profissionais mulheres associadas à Coordenação de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidade (Caid/FURG); 3. Investigação Forense e Pesquisa Criminal - Ana Maria Silveira Santos (Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha/FURG); 4. Identificação de Edulcorantes em Substância Ilícita, Trabalho de Pesquisa em Química com colaboração da FURG junto à Polícia Federal - Daiane Dias (FURG).

A equipe ressalta a honra em poder, por meio deste projeto, ter a oportunidade de contribuir com conhecimento científico, para redução de índices atribuídos à violência contra a mulher.