DADOS INSTITUCIONAIS

Proplad disponibiliza Anuário Estatístico 2021

Documento apresenta diversos dados da universidade e seus diferentes setores

Desenvolvido pela Coordenação de Planejamento da Pró-reitoria de Planejamento e Administração (Proplad), o Anunário Estatístico 2021 é um documento que traz – estatisticamente -, uma série de indicadores da instituição em seus mais variados setores e atividades, sejam eles administrativos ou acadêmicos. Utilizando a base de dados de 2020, o material já se encontra disponível para consulta pública; acesse clicando aqui.

Impacto pandêmico

Em função do momento atual com as medidas de combate à pandemia, uma série de indicadores sofreram impactos significativos que ilustram o contexto institucional que a universidade enfrenta dentro dessa realidade. Por exemplo, nota-se um crescimento expressivo na quantidade de alunos matriculados para a modalidade de ensino a distância. Quando comparado com o ano base anterior, 2019, registrou-se um crescimento percentual de 185%.

Em 2021, o número total de estudantes da FURG foi 12.608, dado que inclui alunos de graduação, especialização, mestrado e doutorado, em modalidade presencial e a distância. A maior parte, 78%, são estudantes de graduação presencial. Em função do contexto pandêmico, o número total de alunos nesta modalidade foi menor que o ano anterior, o qual registrou um pico inédito de ingresso: 10.031 alunos matriculados.

Outro dado que demonstra o impacto da pandemia está no número de alunos diplomados. Em função das alterações emergenciais no calendário acadêmico - incluindo também mudanças no calendário de formaturas -, o número total de concluintes nos cursos de graduação em modalidade presencial no ano de 2021 representou uma queda de 74% quando comparado com os dados de 2019.

 Sobre o anuário

Em sua quinta edição, o anuário estatístico da FURG é um compilado de informações importantes sobre a comunidade acadêmica da universidade. Seus indicadores auxiliam a gestão na tomada de decisões e demonstram, de forma visual e acessível, aspectos inerentes às rotinas de trabalho administrativo e acadêmico na instituição.

No material, estão organizados, de forma sintética, dados sobre as unidades acadêmicas, graduação, pesquisa, pós-graduação e inovação, extensão, assuntos estudantis, gestão de pessoas, gestão institucional e infraestrutura.