EVENTO NACIONAL

Reitor participou da mesa de abertura do 1º Encontro da Rede Brasileira de Repositórios Digitais

Iniciativa acontece de 9 a 11 de agosto, em formato virtual e com transmissão ao vivo

Promovido em parceria entre o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (Icict)/Fiocruz, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e as Redes Regionais de Repositórios, o 1º Encontro da Rede Brasileira de Repositórios Digitais. A iniciativa tem o objetivo de promover ações conjuntas e integradas entre instituições nacionais que possuem repositórios. Com o tema central “Ciência Aberta e Repositórios Digitais”, o evento busca destacar a importância do trabalho em rede, para promover a troca de experiências e a valorização das instituições que atuam na área.

O reitor da FURG, Danilo Giroldo, participou da mesa de abertura do evento, ao lado da vice-presidente de educação, informação e comunicação da Fundação Oswaldo Cruz, Cristiani Machado; o diretor do Icict, Rodrigo Murtinho; o reitor da Universidade Federal do Amazonas, Sylvio Mario Puga Ferreira; o reitor da Universidade Federal do Alagoas, Josealdo Tonholo; e a coordenadora geral de pesquisa e manutenção de produtos consolidados no Ibict, Bianca Amaro.

Sobre o evento

Realizado entre 9 e 11 de agosto, o 1º Encontro da Rede Brasileira de Repositórios Digitais acontece em formato virtual, com transmissão ao vivo pelo canal VideoSaude, das 9h às 13h. O evento é composto de mesas-redondas temáticas, sendo a primeira sobre instituições e as práticas de Ciência Aberta. Na quarta-feira, 10, a mesa terá como tema ‘Preservação Digital de Repositórios’, às 9h, seguida por outra sobre ‘Repositórios de Dados de Pesquisa’, às 11h. Por fim, na quinta-feira, 11, os participantes poderão assistir às mesas-redondas ‘Incubadora de Repositórios de Dados’, às 9h, e ‘Curadoria e Qualidade nos Repositórios’, às 11h, com o encerramento previsto para às 13h.

Abertura

Durante a sua fala, Danilo parabenizou a rede pelo evento e pela escolha da temática, contextualizando brevemente sobre o trabalho da universidade, que iniciou seu processo de construção do repositório institucional entre 2010 e 2011. “De lá pra cá temos trabalhado bastante nesta área. Atualmente passamos por um processo de crise orçamentária gravíssima e sem precedentes, porém, estarmos aqui juntos debatendo sobre isso é também uma forma de lutar pelo devido orçamento que os repositórios e as universidades, de forma geral, necessitam”, apresentou o reitor.

“Também estou feliz por estar aqui debatendo a ciência aberta, este que é um tema fundamental - um movimento político e social - que necessita o engajamento total de nossa comunidade acadêmica e da comunidade externa. A complexidade dos problemas que se apresentam em nossa sociedade demanda uma atuação multidisciplinar; são problemas que não serão solucionados a partir de uma única perspectiva, e por isso, é necessário que cada vez mais as áreas todas trabalhem de forma colaborativa, a partir de dados, pois estamos gerando um volume muito significativo de informação, e, sendo assim, trabalhar de forma coletiva e organizada para enfrentar os problemas que a sociedade apresenta é fundamental”, explicou o reitor.

Ainda de acordo com Danilo, os repositórios desempenham papel fundamental no processo de atender às demandas da sociedade, principalmente por compor o espaço mais confiável em que se inserem dados científicos e a produção direta de conhecimento acadêmico, disponíveis para toda sociedade. “As temáticas dos repositórios, sua estrutura e o conceito de ciência aberta são fundamentais dentro da contemporaneidade. É importante que toda a comunidade e aqueles que produzem e socializam conhecimento estejam comprometidos com este tipo de política e movimento para que possamos ter os repositórios cada vez mais consolidados”, apontou.

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.