PPGs

Resultado final da Avaliação Quadrienal Capes consolida excelentes índices da Pós-graduação da FURG

Onze Programas de Pós-graduação tiveram aumento em suas notas

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou na última segunda-feira, 19, os resultados finais da Avaliação Quadrienal referente ao período 2017-2020. Após período de solicitação de reconsideração das notas recebidas pelos Programas de Pós-graduação, a FURG consolida os excelentes resultados que haviam sido divulgados em setembro. 

No geral, a nota média da FURG aumentou de 3,85 em 2017 para 4,24 em 2021. Estes resultados indicam um claro processo de consolidação dos Programas de Pós-graduação (PPGs) da instituição. Tanto é que onze PPGs aumentaram de nota, o que corresponde a 42% dos PPGs passíveis de aumento. O principal destaque foi o aumento de 50% no número de PPGs com notas 5 a 7, considerados consolidados, e de 33% em Programas de Excelência (notas 6 e 7). Vale destacar ainda que seis PPGs passaram de nota 3 para nota 4 (Administração, Computação, Direito e Justiça Social, Engenharia Oceânica, Geografia, Ensino de Ciências Exatas), além do PPG Educação que teve sua reconsideração de análise de mérito aceita pela Capes. Estes PPGs que alcançaram nota 4 poderão agora enviar propostas para abertura de doutorado. “Três destes PPGs já estão preparando suas propostas para envio em janeiro de 2023: Computação, Direito e Justiça Social e Engenharia Oceânica. Além disso, para os próximos anos, a Diposg/Propesp tem como objetivo auxiliar os PPGs nota 3 na busca pela consolidação, assim como fomentar a abertura de doutorado em todos os Programas nota 4”, ressalta Fabiana Schneck, diretora de Pós-graduação.

O professor Eduardo Secchi, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, ressalta a importância deste resultado para a FURG e o papel central de coordenadores, docentes, discentes e técnicos dos PPGs. “Os resultados da Avaliação Quadrienal demonstram que a FURG vem melhorando continuamente a qualidade dos seus cursos de Pós-graduação, o que não seria possível sem o engajamento de toda a comunidade que atua nos PPGs. Esta qualificação busca atender ao objetivo principal da Pós-graduação, que é a formação de recursos humanos qualificados para atuar nas mais distintas áreas”.

Um resumo dos resultados alcançados pelos PPGs
A FURG passou a contar com dois Programas nota 7: Programa de Pós-graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos e Programa de Pós-graduação em Oceanologia. Já os PPGs em Aquicultura e Oceanografia Biológica receberam nota 6.

A nota 5 foi atribuída a cinco PPGs: Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais, Ciências Fisiológicas, Ciências da Saúde, Enfermagem e Química Tecnológica e Ambiental.

A nota 4 foi atribuída aos PPGs: Administração, Computação, Direito e Justiça Social, Educação, Educação Ambiental, Educação em Ciências, Engenharia Oceânica, Ensino de Ciências Exatas, Geografia, História, Letras e Modelagem Computacional.

Os PPGs que receberam nota 3 foram Ambientometria, Contabilidade, Economia Aplicada, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Física, Psicologia e Saúde Pública, sendo que a grande maioria são Programas criados recentemente, ainda em processo de consolidação.

Por fim, os Programas de Pós-graduação em rede nacional que contam com a participação da FURG também apresentaram resultados positivos. O PPG profissional em Administração Pública recuperou a nota 3 e os Programas profissionais em Ensino de Matemática e em Ensino de Física alcançaram nota 5.

Sobre a avaliação e as notas
A Avaliação Quadrienal dos Programas de Pós-graduação do país, orientada pela Capes e realizada com a participação da comunidade acadêmico-científica, tem como objetivo avaliar a qualidade dos cursos de mestrado e doutorado.

Os resultados da avaliação são expressos em notas de 1 a 7. A nota 3 é a nota de entrada no sistema de Pós-graduação para um curso de mestrado e a nota 4 para um curso de doutorado. Programas que não alcançam estas notas têm seus cursos encerrados. A nota 4 é atribuída a Programas em processo de consolidação e com conceito “Bom” em critérios como “Programa”, “Formação” e “Impacto na sociedade”. Já a nota 5 é atribuída a Programas considerados consolidados e com conceito “Muito Bom”. Finalmente, Programas com notas 6 e 7 são considerados de excelência, com desempenho equivalente ao dos centros internacionais de excelência na área.

 

Evolução das notas dos PPGs