EMPREENDEDORISMO

UP – Unindo Perspectivas: evento recebe lançamento oficial nesta quinta-feira, 29

Iniciativa reuniu autoridades e imprensa local para apresentar novo formato e programação

Na manhã desta quinta-feira, 29, em evento voltado para autoridades e imprensa, foi feito o lançamento da segunda edição do UP – Unindo Perspectivas, que acontece de 16 a 20 de novembro, gratuitamente e em caráter virtual. Com a intenção de fortalecer o ecossistema de empreendedorismo e inovação na cidade do Rio Grande, o UP nasceu em 2019, em formato presencial, contando com a presença de palestrantes como o Pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy; e o comunicador Luciano Potter.

Aprimoramento e fomento da cultura empreendedora local

Realizado pela FURG em parceria com a Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande, Sebrae e Educação Empreendedora, o UP representa um momento de reflexão e desenvolvimento de habilidades e competências voltadas para a aplicação no mercado empreendedor. Entre os temas abordados estão as soft skills, transformação digital, diversidade e tecnologia. No lançamento, foram anunciados os palestrantes e grade integral de programação do evento, incluindo um painel e workshops.

As inscrições para o evento estão abertas desde as 12h desta terça-feira, 29, por meio do site oficial do UP.

Lançamento

Na oportunidade, em conferência digital reunindo diversas autoridades, organizadores e representantes da imprensa local e regional para anunciar o novo formato que o evento receberá nesta segunda edição. Em 2020, em função da pandemia e do isolamento social, o UP acontecerá em formato virtual e gratuito, com a intenção de inspirar, capacitar e conectar pessoas ligadas ao meio do empreendedorismo.

Compondo a mesa de abertura, estiveram presentes diversas lideranças e representantes dos mais variados setores ligados ao empreendedorismo local, regional e estadual. Entre os participantes que se manifestaram estão o diretor do Parque Científico e Tecnológico (Oceantec) da FURG, Artur Gibbon; o coordenador de Empreendedorismo e Incubação de Empresas da FURG, Aléssio Almada; o vice-reitor da FURG, Danilo Giroldo; a empresária e representante da Educação Empreendora, Ildamara Silveira; o secretário da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Luis Lamb; o presidente da Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande, Paulo Bertinetti; o secretário da Secretaria de Município de Desenvolvimento, Inovação, Emprego e Renda da Cidade do Rio Grande, Claudio Dutra; o empresário Rafael Sá; e o diretor superintendente do Sebrae RS, André Godoy.

O vice-reitor da FURG, Danilo Giroldo, em sua fala durante a abertura do evento ressaltou o quanto o UP está consolidado e aborda, em sua programação, aspectos e habilidades essenciais no mercado empreendedor atual. “Um evento que fala sobre união e perspectivas é tudo que precisamos para superar esse momento. Trazendo o tema das soft skills, a FURG especialmente, dentro da sua recém-criada unidade Embrapii, trabalha com formação nessa área, que é algo que as universidades estão muito atentas: a formação do profissional do futuro”, comentou.

Perspectivas: foco no desenvolvimento emocional e resultados práticos

De acordo com Aléssio, o grande foco do evento está no aprimoramento e desenvolvimento de habilidades emocionais, comportamentais e empatia. Esses elementos fazem parte das chamadas soft skills, como contraparte às hard skills, que representam as habilidades e conhecimentos técnicos. “A capacidade de se comunicar, ter empatia, é o que vai sustentar essa rede de inteligência artificial e inovação tecnológica do futuro. É o que vai construir uma realidade melhor para todos”, complementou o diretor superintendente do Sebrae RS, André Godoy.

Para Cláudio Dutra, na outra ponta, é preciso que os participantes do evento enxerguem algumas das temáticas debatidas em 2019 concretizadas. Na oportunidade, o secretário aproveitou sua fala para reafirmar as implementações tecnológicas viabilizadas pela prefeitura do Rio Grande e debatida com o empresariado local, visando facilitar a geração de emprego e renda na cidade, por meio de alternativas digitais. “Nós conseguimos durante esse ano, e até provocados pela pandemia, mas não apenas em função dela, desenvolver o alvará digital. Durante o isolamento social, tivemos a liberação de mil alvarás nesse modelo”, conclui.

Programação

Diferente da primeira edição, o UP Digital 2020 conta com mais dias de evento e mais atrações. A grade de programação conta com quatro palestras, três workshops e um painel. Para a primeira categoria, foram convidados os palestrantes Eduardo Cheffe - mentor, palestrante, facilitador e coordenador de grupos; Enor Tonolli – coordenador executivo do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade de Caxias do Sul - Tecnoucs; Lisiane Lemos – executiva da Google e eleita pela Forbes como uma das jovens mais influentes abaixo dos 30 anos; e Maurício Benvenutti – escritor, mentor de grandes empresas e empreendedor brasileiro. As palestras ocorrem nos dias 16, 17, 19 e 20 de novembro, às 20h30.

Para os workshops, foram convidados Sabrina Thomazi – jornalista e empreendedora; Melissa Lesnovski – diretora de inovação da agência digital Aldeia; Gustavo Borba – autor do livro A Escola do Futuro e diretor da unidade de graduação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos); e Eduardo Zanini – pesquisador e especialista em liderança e soft skills. Os encontros acontecem nos dias 18 e 20 de novembro, às 14h e às 16h.

Durante a programação do evento, será realizado, ainda um Painel da Feira de Inovação Industrial, concomitante à realização do Mercopar, que ocorre de 17 a 19 de novembro. Na oportunidade, a programação em conjunto com o UP acontecerá na quinta-feira, 18, às 20h.

Importância do debate e seu impacto social

Em sua fala durante o lançamento do UP Digital 2020, Luis Lamb ressaltou a importância do momento em que vivemos como fator motivador de reflexões. “Essa articulação entre prefeitura, poder público, empresário e academia está mostrando que mesmo durante a pandemia, as organizações públicas buscam se modernizar”, aponta. Motivado pela publicação da política nacional de inovação, que ocorreu na manhã desta quinta-feira, 29, o secretário dividiu esperanças de que o Brasil pode destacar-se no cenário nacional, realizando feitos importantes na área, principalmente a partir de debates provocados dentro de eventos como o UP.

Ildamara Silveira, por sua vez, aproveitou sua fala para destacar a importância do evento para o empresariado local. “O UP mostrou que veio para ficar, e, para o empreendedor local, mostrou que é possível fazer ainda mais do que vem sendo feito até aqui”, aponta.