Alimentação

Custo do cesto básico aumenta 0,76% em Rio Grande

Dos 51 produtos do cesto básico, 31 deles apresentaram aumento

Arquivo/Secom

O custo do cesto básico para Rio Grande, no mês de janeiro, teve um aumento de 0,76% ao compará-lo com o custo do cesto básico do mês de dezembro, passando de R$ 760,16 para R$ 765,97. Dos 51 produtos do cesto básico, 31 deles apresentaram aumento de dezembro para janeiro, enquanto 20  tiveram queda nos preços. Os produtos que tiveram as maiores variações de seus preços foram o repolho, o sabão em barra, a maionese e a cenoura. Já os produtos que apresentaram as maiores variações negativas foram a massa de tomate (molho e tomate), o tomate, a lingüiça fresca e o presunto fatiado.

Outra forma de acompanhar o impacto sobre o custo do cesto em nosso município são os produtos que, pelas quantidades mensais consumidas de produtos pelas famílias, apresentam um maior peso em relação ao gasto total. Em janeiro, os produtos que mais contribuíram para o aumento do custo do cesto foram a carne bovina, o xampu, a laranja e o feijão preto. Em termos de setores de produção a que pertencem os produtos que fazem parte do custo do cesto, os Produtos In Natura – Alface, Banana, Batata Inglesa, Cebola, Cenoura, Feijão Preto, Laranja, Maçã, Mamão, Ovos de Granja, Repolho e Tomate – apresentaram um aumento médio de preços de 9,31% no período. Já o setor Produtos de Limpeza – Alvejante,  Amaciante de Roupa, Desinfetante, Detergente Líquido para Louça, Sabão em Barra e Sabão em Pó – apresentou uma variação média de 19,66%.

Já os produtos chamados produtos industrializados – Açúcar, Bolacha Recheada, Café, Achocolatado em Pó, Cerveja, Farinha de Trigo, Iogurte com Sabores, Maionese, 1 A metodologia utilizada para o cálculo do Cesto Básico foi criada pelo Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul(IEPE)  baseado em uma Pesquisa Orçamentária Familiar (POF) realizada pelo IBGE 2002/2003 em um grupo de famílias ao longo de um período de tempo. Desta, resultaram os 51 produtos que formam o cesto básico. Margarina, Massa com Ovos, Óleo de Soja, Presunto Magro Fatiado, Queijo Lanche/Mussarela, Refrigerante, Sal, Vinagre de Álcool e Cigarro, por outro lado, apresentaram uma variação média negativa de -5,10%.

A tabela no final deste relatório mostra os produtos ordenados das maiores variações nos preços verificadas até as menores variações, sempre entre o mês de janeiro de 2019 e o de dezembro de 2018.