ALIMENTAÇÃO

Custo do cesto básico aumenta 1,71% em Rio Grande

Dos 51 produtos analisados, 29 sofreram aumento de preço

O custo do cesto básico no município de Rio Grande no mês de fevereiro teve um aumento de 1,71% em comparação com janeiro, passando de R$ 765,97 para R$ 779,06. Dos 51 produtos analisados, 29 deles apresentaram aumento de preço, enquanto 20 tiveram queda e dois permaneceram inalterados.

Os produtos que tiveram as maiores variações de preço foram a massa de tomate, a alface, a linguiça fresca e o repolho. Já os produtos que apresentaram as maiores quedas em seus preços foram o achocolatado em pó, o desinfetante, o iogurte com sabor e a cebola.

O levantamento é realizado mensalmente pelo Centro Integrado de Pesquisa da FURG, que acompanha a variação de preço de 51 produtos de diferentes categorias, disponíveis nos supermercados.

Outra forma de acompanhar o impacto do custo do cesto no município é através da quantidade mensal dos produtos consumidos pelas famílias, apresentando assim, um maior peso em relação ao gasto total que os 51 produtos formam. Em fevereiro, os produtos que mais contribuíram para o aumento do custo do cesto foram a carne de frango, o leite longa vida integral, a bolacha recheada e o shampoo.

Enquanto na média a variação de preços foi de 1,71%, a análise também demonstra a variação em diferentes grupos de produtos, como os In Natura com média de 5,51% e os de limpeza com variação média de 10,71%. Os produtos industrializados apresentaram, por outro lado, uma variação média negativa de – 1,24%

A tabela, disponível abaixo, mostra os produtos ordenados das maiores variações nos preços verificadas até as menores variações, sempre entre o mês de fevereiro e o de janeiro de 2019.

Metodologia

O Cesto Básico é composto por 51 produtos, divididos nos grupos de: alimentação, higiene, limpeza e gás de cozinha. Também fazem parte do cesto o cigarro e a cerveja. As despesas do cesto básico correspondem, em média, a uma família de três pessoas com uma faixa de renda média de 1 a 21 salários mínimos.

A metodologia que gerou o cesto básico envolve o comportamento das famílias em relação aos principais itens adquiridos mensalmente. Por isto, mesmo que teoricamente não faça sentido o cigarro e a cerveja serem itens básicos no consumo das famílias, o cesto básico reflete que as famílias assim os consideram em suas escolhas.

CIP

Informações sobre o Centro Integrado de Pesquisa podem ser obtidas junto ao site www.cip.furg.br. No site, o visitante poderá ter acesso à série histórica do custo do cesto básico, participar de enquetes, entrar em contato com os integrantes e também obter informação sobre mais projetos que o Centro realiza.

Tabela – Variação do Custo do Cesto Básico entre janeiro de 2019 e fevereiro de 2019