MESTRADO

Programa de Pós-graduação em Psicologia é aprovado pela Capes

O programa, que teve sua proposta aprovada pela Capes, deve iniciar as atividades no segundo semestre deste ano

O Programa de Pós-graduação em Psicologia (Nível Mestrado) poderá iniciar suas atividades até o segundo semestre de 2019. O Programa, proposto pela FURG, teve sua proposta aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 20 de dezembro de 2018, durante a 182ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), realizada em Brasília.

De acordo com a coordenadora do programa, Simone dos Santos Paludo, a criação do mestrado tem como objetivo a formação stricto sensu e é marcada por metodologias que possibilitam interpretar, conhecer e inserir-se de forma responsável na solução dos problemas que afetam a sociedade, suas relações com o meio ambiente além de contribuir para o planejamento e execução de ações comprometidas com o desenvolvimento social e comunitário.

O novo curso tem como finalidade formar docentes, pesquisadores e gestores capazes de promover o avanço do conhecimento da Psicologia nas seguintes linhas de pesquisa:

1) Psicologia Comunitária e Processos Psicossociais: Desenvolvimento de investigações voltadas as questões relacionadas a teorias, técnicas e intervenções em Psicologia Comunitária e Processos Psicossociais. Abrange estudos quantitativos, qualitativos e/ou mistos voltados a temáticas relacionadas a indivíduos, grupos e comunidades, práticas psicológicas e sociais e políticas públicas na área da assistência social, saúde, educação, dentre outras.

2) Promoção, Cuidado e Intervenção em Saúde: Desenvolvimento de investigações voltadas as questões relacionadas a teorias, técnicas e intervenções em Promoção, Cuidado e Intervenção em Saúde.Abrange estudos quantitativos, qualitativos e/ou mistos voltados a temáticas relacionadas a processos de cuidado psicológico, intervenções e promoção da saúde ao longo do ciclo vital.

Ainda de acordo com a coordenadora do programa, a intenção é iniciar até o segundo semestre de 2019. “Esta foi a primeira vez que a Psicologia da FURG esteve apresentando uma proposta para apreciação, tendo em vista o crescimento e a consolidação do curso de graduação na FURG nos últimos 11 anos", explica. A coordenadora comenta ainda que o número de profissionais formados em Psicologia cresceu rapidamente na região. Contudo, a pós-graduação na área não se expandiu na mesma velocidade. “Embora existam Programas de Pós-graduação em Psicologia de excelência e muito bem avaliados no estado, a metade sul do Estado ainda não conta com nenhum curso stricto senso na área. Assim, o Mestrado em Psicologia é pioneiro na região”, completa.

A tramitação complementar administrativa para o mestrado já está em andamento e em março de 2019 serão divulgadas informações a respeito de datas e processo seletivo.